Mais espaço, menos gasto
A Eletrobras concederá ao governo maior participação nos seus conselhos, em troca de deixar de investir na Eletronuclear. O acordo, obtido após meses de impasse, foi divulgado pela empresa na quarta-feira (26) em fato relevante ao mercado. O combinado ainda precisa ser aprovado pelos acionistas em assembleia a ser marcada em abril.
O acordo prevê que a União tenha três cadeiras no Conselho de Administração e uma no Conselho Fiscal da Eletrobras, além dos respectivos suplentes. Esses totais valem para a composição atual, com 10 integrantes no Conselho de Administração e cinco no Conselho Fiscal.
O texto do acordo prevê que as partes voltarão a negociar caso haja alteração no número de conselheiros no futuro. Um dos cenários previstos no combinado é que, se a participação acionária da União na empresa ficar abaixo de 30%, o número de cadeiras no Conselho de Administração será reduzido para duas.
Antes do acordo, o governo tinha direito a uma cadeira no Conselho de Administração. Esse foi um dos motivos que fez Lula anunciar, antes mesmo de sua posse, o interesse em ter mais voz na empresa. Segundo ele, o modelo era injusto, pois desconsiderava a participação acionária da União quando o assunto era a gestão da antiga estatal.
Por seu lado, a Eletrobras se livrou da obrigação de investir na Eletronuclear, que tinham sido incluída pelo Congresso durante as discussões da privatização da companhia.
Com o acordo, a Eletrobras aceitou comprar 2,4 bilhões de reais em debêntures que serão emitidas pela Eletronuclear nos próximos anos, em parcelas. Esses papéis poderão ser convertidos em ações futuramente. A carência combinada para negociações futuras foi de quatro anos, a partir da emissão, e o prazo desses papéis será de 10 anos.
Clique aqui para ler o acordo firmado por Eletrobras e União.
O dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia Mais