Gonet reforça Dino

Redação
Publicada em 07/08/2024 às 15:23
O movimento em sintonia com o STF atende o desejo do governo Lula Foto: Gabriela Biló/Folhapress

Uma semana depois do ministro Flávio Dino, do STF, determinar que as emendas pix sejam transparentes e rastreáveis, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que a corte declare inconstitucional o mecanismo de distribuição de verbas para deputados e senadores.

O movimento em sintonia com o STF atende o desejo do governo Lula de recuperar parte do poder que foi perdido sobre as emendas.

No documento protocolado no STF, Gonet argumenta que as emendas pix “omitem dados e informações indispensáveis para o controle da execução dos recursos transferidos, provocando perda de transparência, de publicidade e de rastreabilidade”.

O PRG diz ainda que o mecanismo pode se tornar “instrumento deturpador das práticas republicanas de relacionamento entre agentes públicos, propiciando o proveito de interesses distintos dos que a atividade política deve buscar”.

A manifestação da procuradoria é mais um capítulo da disputa entre o Palácio do Planalto e o Congresso. Na decisão da semana passada, Dino decidiu que as entidades beneficiadas pelas emendas deverão apresentar todos os detalhes do projeto antes de receberem os recursos. O ministro também determinou que todo o processo seja acompanhado pela Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Dino também pediu que a CGU realize em 90 dias uma auditoria nos pagamentos feitos entre 2020 a 2024 e mandou que as ONGs beneficiadas apresentem ao governo uma prestação de contas detalhada, mostrando onde e como o dinheiro foi gasto.

As emendas Pix foram regulamentadas pelo Congresso em 2019 e têm sido cada vez mais utilizada por deputados e senadores, principalmente após o STF proibir o orçamento secreto. Só em 2023, foram gastos R$ 6,7 bilhões via emendas pix.

Leia a manifestação da PGR:

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais

Não pode pagar

25/06/2025 às 12:52

Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais

Leia Mais

Augusta ousadia

25/06/2025 às 11:43

Três são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.

Leia Mais

No limbo da PGR

25/06/2025 às 06:00

PGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista

Leia Mais

Fim de voo

24/06/2025 às 19:37

Anac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais

Leia Mais

Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid

Leia Mais

Revés no Amapá

24/06/2025 às 15:15

Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe

Leia Mais