Gonet reforça Dino
Uma semana depois do ministro Flávio Dino, do STF, determinar que as emendas pix sejam transparentes e rastreáveis, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, que a corte declare inconstitucional o mecanismo de distribuição de verbas para deputados e senadores.
O movimento em sintonia com o STF atende o desejo do governo Lula de recuperar parte do poder que foi perdido sobre as emendas.
No documento protocolado no STF, Gonet argumenta que as emendas pix “omitem dados e informações indispensáveis para o controle da execução dos recursos transferidos, provocando perda de transparência, de publicidade e de rastreabilidade”.
O PRG diz ainda que o mecanismo pode se tornar “instrumento deturpador das práticas republicanas de relacionamento entre agentes públicos, propiciando o proveito de interesses distintos dos que a atividade política deve buscar”.
A manifestação da procuradoria é mais um capítulo da disputa entre o Palácio do Planalto e o Congresso. Na decisão da semana passada, Dino decidiu que as entidades beneficiadas pelas emendas deverão apresentar todos os detalhes do projeto antes de receberem os recursos. O ministro também determinou que todo o processo seja acompanhado pela Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.
Dino também pediu que a CGU realize em 90 dias uma auditoria nos pagamentos feitos entre 2020 a 2024 e mandou que as ONGs beneficiadas apresentem ao governo uma prestação de contas detalhada, mostrando onde e como o dinheiro foi gasto.
As emendas Pix foram regulamentadas pelo Congresso em 2019 e têm sido cada vez mais utilizada por deputados e senadores, principalmente após o STF proibir o orçamento secreto. Só em 2023, foram gastos R$ 6,7 bilhões via emendas pix.
Leia a manifestação da PGR:
Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia MaisRombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia Mais