Embaixador brasileiro na ONU defende cessar-fogo na Ucrânia

Samuel Nunes
Publicada em 04/03/2022 às 19:06

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, defendeu nesta sexta-feira, 4, que seja decretado o cessar-fogo imediato na Ucrânia. Ele discursou durante reunião do Conselho de Segurança, que se reuniu novamente para discutir os ataques russos. Na última madrugada, a maior usina nuclear da Europa foi palco de combates. Um prédio nas proximidades foi incendiado.

Costa Filho relembrou que o papel do Conselho de Segurança é o de buscar a paz, mas essa missão não está sendo executada. A Rússia é um dos países que têm poder de veto em resoluções do colegiado. “Nós não podemos nos fazer de cegos sobre o papel que o Conselho deve exercer, mas não está exercendo nesta situação”, afirmou o diplomata.

No discurso, ele afirmou que os países devem retomar o diálogo e a confiança mútuas. “Não é hora de promover escaladas retóricas, mas de engajar conversas em direção à paz”, afirmou Costa Filho.

ONU classifica ataque como "irresponsável"

A subsecretária da ONU para Assuntos Políticos e Construção da Paz, Rosemary DiCarlo, avaliou o ataque russo como "inaceitável" e "altamente inaceitável". Ela lembrou que ações militares próximas a instalações nucleares ferem a legislação humanitária internacional, que consta na Convenção de Genebra.

"O desastre de Chernobyl, em 1986, serviu como exemplo máximo sobre porque é vital garantir que todas as usinas nucleares tenham os mais altos padrões de segurança", disse.

Rússia alega “histeria artificial”

O embaixador russo Vassily Nebenzia classificou as notícias sobre os ataques à usina nuclear como “histeria artificial”. O diplomata disse que são mentirosas as informações sobre o avanço militar sobre a usina, ainda que imagens mostrem disparos e um incêndio tenha atingido um prédio vizinho à instalação atômica.

Ele afirmou que a planta nuclear está sob domínio dos russos desde o dia 28 de fevereiro e voltou a defender a versão russa de que os ataques foram promovidos por forças ucranianas ou por outros grupos tentando obter vantagem com o conflito. Nebenzia disse que tropas russas patrulhavam a área quando foram atacados por “sabotadores ucranianos”.  

Ainda de acordo com o diplomata russo, o restante do mundo está em campanha contra o governo de Vladimir Putin. “Uma massiva campanha de informações anti-Rússia está se desenrolando”, afirmou.

Para Nebenzia, o maior risco para os civis ucranianos não é o exército russo, mas os “sabotadores ucranianos”, que teriam recebido carta branca para atuar, devido às supostas mentiras contadas pelo Ocidente.

EUA defendem união contra a Rússia

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, que representa os Estados Unidos na ONU defendeu que todos os países se unam para pedir o fim das hostilidades da Rússia na Ucrânia. A diplomata também criticou os ataques nas proximidades da usina nuclear.

Thomas-Greenfield classificou o ataque como “incrivelmente imprudente e perigoso” e disse que colocou em risco a segurança de civis na Rússia, Ucrânia e em toda a Europa. 

Além de pedir cessar-fogo imediato, a diplomata americana solicitou que o exército russo baixe as armas para garantir o acesso de tratamento médico aos feridos e garantir que os operadores da usina possam entrar na usina para garantir a segurança do local.

O STF tem cinco votos contra decisão que afrouxou a Lei das Estatais. Julgamento termina amanhã (9)

Leia Mais

Presidente da Petrobras estuda possibilidades de afrouxar normas de controle contra corrupção

Leia Mais

Insatisfeitos, velhos aliados reclamam de não conseguir falar com Lula sem passar pela primeira-dama

Leia Mais

A lei que incomoda

08/05/2024 às 06:00

STF retoma julgamento delicado para o governo e que pode ser suspenso de novo para ganhar tempo

Leia Mais

No lugar de Moraes

07/05/2024 às 19:30

Cármen e Kassio são eleitos para gerir o Tribunal Superior Eleitoral de agosto deste ano até 2026.

Leia Mais

Senado aprova decreto legislativo que reconhece a situação do RS e facilita distribuição de recursos

Leia Mais

Parlamentares dizem que decisão de Zanin de barrar a desoneração foi feita baseada em dados errados

Leia Mais

Não fui eu

07/05/2024 às 16:00

Empresário nega ter ajudado o PL a produzir o relatório que apontava falsa fraude nas eleições

Leia Mais

Câmara vota nesta terça-feira decreto legislativo para liberar dinheiro ao Rio Grande do Sul.

Leia Mais

Lula chama chefes dos Três Poderes para assinar reunião sobre ajuda a vítimas das chuvas no RS

Leia Mais

Chega de desculpas

06/05/2024 às 16:00

Justiça baiana determina novamente que Ferbasa e instituição ligada à empresa entreguem documentos.

Leia Mais

Depois de visitar a Venezuela, Reza Ramazani desembarcou em São Paulo para conferência muçulmana

Leia Mais

Já circula entre petistas os ensaios de movimentos que Lula fará em busca da reeleição

Leia Mais

Cúpula do Cade e do TCU vai à praia e ignora potencial conflito de interesse em evento privado.

Leia Mais

Lira instala comissão para analisar PEC que pode gerar "poupança" de emendas parlamentares

Leia Mais