Bolsonaro na CPMI
Nem bem instalada foi a CPMI do 8 de Janeiro nesta quinta-feira (25), três nomes são dados como certos por governistas a serem chamados em breve pela relatora, Eliziane Gama (PSD-MA). São eles Jair Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordem, o tenente-coronel Mauro Cid, e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.
A avaliação a ser feita nos próximos dias é sobre quando eles deverão ser convocados e em que ordem. Bolsonaro deve ficar por último. Antes, devem ser convocados Torres e Cid.
A expectativa é que a CPMI aproveite o que já foi apurado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, e transportar questões do campo criminal para o político. Quer se saber a dinâmica e as responsabilidades dos três numa suposta tentativa de golpe, cuja trama incluía os ataques ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto.
A justificativa para a convocação do trio se baseia na "minuta do golpe", documento encontrado na casa de Torres, que previa medidas para anular o Tribunal Superior Eleitoral, cancelar o resultado da eleição, impedir a posse de Lula e a decretar a prisão do ministro Alexandre de Moraes. Há ainda os áudios com a mesma conspiração no celular de Mauro Cid.
Nem Cid, nem Torres deram contribuições para esclarecer a questão em seus depoimentos à PF.
Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia Mais