Acabou em nada
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigava as organizações não governamentais que atuam na área da Amazônia Legal aprovou nesta terça-feira (12) o relatório final. O documento, que foi objeto de controvérsia no colegiado, determinou o indiciamento do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires.
O indiciamento de Pires foi o único ato mais incisivo do relatório produzido pelo senador Márcio Bittar (União-AC). De resto, a comissão apresentou seis projetos de lei para regulamentar o financiamento e as atividades de ONGs financiadas pelo governo brasileiro e por estrangeiros.
A CPI das ONGs surgiu em virtude da fraca articulação política dos primeiros meses do governo Lula. Veio na mesma onda que garantiu a CPMI do 8 de Janeiro e do MST, iniciadas pela oposição. Acabou não sendo o palco que a oposição esperava.
Na sessão em que foi votado o relatório final, o senador Beto Faro (PT-PA) tentou apresentar um parecer alternativo, sem o indiciamento de Pires. Como o governo não havia se articulado para dominar a CPI, sua tentativa acabou frustrada.
O presidente da CPI e autor do pedido de abertura da investigação, senador Plínio Valério (PSDB-AM) comemorou o fato de ter conseguido concluir a apuração, embora tenha se esquivado da falta de efetividade do trabalho. Na tribuna do Senado, ele afirmou que o objetivo não era sair punindo todos os envolvidos. A verdade é que, apesar do indiciamento, provavelmente nada acontecerá a Pires.
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais