A verdade é do TSE

Samuel Nunes
Publicada em 13/10/2022 às 13:02
Lewandowski abriu divergência para a retirada do conteúdo do Brasil Paralelo do ar Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Por maioria, o Tribunal Superior Eleitoral derrubou a decisão do ministro Paulo de Tarso Sanseverino que manteve no ar um vídeo que ligava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao escândalo do mensalão. Os pares consideraram que o material, embora trouxesse verdades fáticas sobre o caso, errava na “conclusão”, visto que o petista nunca foi processado pelo caso.

Foram favoráveis à derrubada da decisão os ministros Ricardo Lewandowski, que abriu a divergência, Carmen Lúcia, Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes. Sérgio Banhos e Carlos Horbach votaram para a manutenção da ordem de Sanseverino.

Os advogados da campanha petista afirmaram que o vídeo do canal Brasil Paralelo relacionava Lula a casos de corrupção que aconteceram nas administrações petistas, entre eles o mensalão. Mas que ele jamais foi réu em ações penais dessas investigações.

Lewandowski considerou que o vídeo promove a desinformação dos eleitores. Em sua visão, eles não estão aptos a avaliar a veracidade ou a correlação exata entre o conteúdo e a realidade fática do que aconteceu na época dos citados escândalos. O ministro analisou que esse seria um recurso "novo" na distribuição de notícias – o que não é inteiramente verdade.

"A matéria atribui ao candidato Lula uma série de escândalos de corrupção que jamais foram judicialmente imputadas a ele e a respeito dos quais, por conseguinte, nunca teve a oportunidade de exercer sua defesa. Nesse sentido, considero grave a desordem informacional apresentada e como tal apta a comprometer a autodeterminação coletiva, a livre formação da vontade do eleitor", disse o ministro.

Alexandre de Moraes, que desempatou a votação para derrubar a decisão de Sanseverino, foi além. Para ele, está completamente caracterizada a tentativa de desinformar os eleitores. O presidente do TSE considera que houve "a manipulação de algumas premissas verdadeiras. Como aqui se fala, escândalo dos bingos, dólares na cueca, máfia dos sanguessugas. Você junta várias informações verdadeiras que aconteceram e traz uma conclusão falsa".

Dias Toffoli anula todos os atos da Lava Jato em Curitiba contra o ex-ministro petista

Leia Mais

Nota técnica coloca órgãos estaduais na fiscalização das casas de apostas e de influencers

Leia Mais

STJ nega pedido do grupo para retomar processo de recuperação judicial

Leia Mais

Trump e Elon Musk se atacam nas redes sociais depois de briga por interesses comerciais

Leia Mais

Zanin nega pedido para libertar empresário investigado em caso de venda de sentenças no STJ

Leia Mais

Mendonça defende manutenção do Marco Civil e critica remoção de perfis que não sejam falsos

Leia Mais

Bolsonaro afirma que mandou dinheiro que recebeu por Pix para ajudar o filho, Eduardo, nos EUA

Leia Mais

Interpol coloca deputada foragida na lista de criminosos procurados pelo mundo

Leia Mais

Pesquisa mostra que eleitores preferem que ex-presidente aponte um candidato para 2026

Leia Mais

Podemos Tucanar

05/06/2025 às 13:31

Convenção Nacional do PSDB aprovou nesta quinta-feira (5) a incorporação de partido de Renata Abreu

Leia Mais

TCU chancela acordo entre RioGaleão, Anac e governo sobre concessão do aeroporto carioca

Leia Mais

Alexandre de Moraes vê tentativa de obstrução e manda abrir nova investigação contra Carla Zambelli

Leia Mais

O dissidente

04/06/2025 às 20:22

Mendonça indica que vai divergir de Toffoli, Fux e Barroso no julgamento do Marco Civil da Internet

Leia Mais

Dívida da empresa com fisco pode passar de 2 bilhões de reais, mas penalização está distante

Leia Mais

Corte especial do STJ inocenta os principais investigados por venda de sentenças no Espírito Santo

Leia Mais