O algoz do meu algoz
O advogado José Rodrigo Sade foi o escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para completar a composição do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O decreto de nomeação foi assinado na tarde desta quarta-feira, 7.
Em outras circunstâncias, tal decisão seria pouco relevante. No entanto, Sade vai participar do julgamento que pode cassar o mandato do principal algoz de Lula na Lava Jato, o ex-juiz Sergio Moro, hoje senador pelo União Brasil, do Paraná.
Sade chegou ao cargo no TRE-PR com o apoio do grupo Prerrogativas, que inclui uma dezenas de advogados com ligações diretas com o PT e críticos ferozes da Lava Jato. No entanto, Sade já atuou como advogado de Deltan Dallagnol, ex-líder da força-tarefa do Ministério Público Federal.
Mas a proximidade com Dallagnol não chega a ser um impeditivo, já que o processo em que atuou se tratava de um pedido de indenização por danos morais.
Moro será julgado em duas ações TRE-PR. A primeira foi movida pelo PL, partido de Jair Bolsonaro. A legenda alega que o senador usou recursos do Podemos de forma ilegal, para promover uma pré-candidatura à Presidência da República, que não se consolidou. Com isso, obteve vantagem diante dos outros candidatos.
A segunda ação é movida pelo PT, que acusa a campanha do ex-juiz de caixa 2. Ele nega qualquer irregularidade.
De acordo com o Regimento Interno do TRE-PR, julgamentos que podem levar à cassação de mandatos devem ter os votos de todos os desembargadores. Por isso, o atual presidente da corte, Sigurd Roberto Bengtsson, desmarcou a análise do caso, que deveria ocorrer na quinta-feira, 8.
Procurado pelo Bastidor, o TRE-PR informou que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a decisão de Lula e disse que, tão logo receba o aviso, marcará a sessão de posse do desembargador e o julgamento de Moro.
Governo de São Paulo mantém decisão que cassou licença da distribuidora de combustíveis SSOil
Leia MaisSupremo adia para maio julgamento de militares e policial acusados de tramar golpe de Estado
Leia MaisEmpresário terá de arcar com dívida tributária de 3,5 bilhões de reais da mineradora MMX
Leia MaisEm acordo, Eletrobras dá mais vagas em conselhos ao governo e se livra de investir na Eletronuclear
Leia MaisAgora réu, resta a Bolsonaro convoca outro ato por uma anistia que só ele quer e se dizer candidato
Leia MaisPrimeira Turma do STF aceita denúncia da PGR e torna Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Leia MaisDesembargador do TJMT será investigado por relação com advogado acusado de corromper magistrados
Leia MaisMoraes vota por aceitar a denúncia contra ex-presidente e aliados por tentativa de golpe de estado
Leia MaisSafra é multado em 2,7 milhões de reais por dar crédito consignado sem clientes pedirem
Leia MaisPrimeira Turma do STF rejeita argumentos para parar ação contra Bolsonaro por golpe de estado
Leia MaisItaú entra com terceiro processo contra CFO e cobra 6,6 milhões de reais por contratos não cumpridos
Leia MaisAssistir ao julgamento na sala do Supremo foi a forma de Jair Bolsonaro demonstrar ainda ter poder
Leia MaisCNJ afasta por dois anos desembargadora da Bahia investigada na Faroeste por venda de sentenças
Leia MaisCNJ mantém afastados um desembargador, dois juízes e um servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas
Leia MaisAdvogados pedem nulidade da delação de Mauro Cid e alegam cerceamento de defesa no caso do golpe
Leia Mais