Io non pago

Karen Couto
Publicada em 15/10/2024 às 21:11
Flavio Cattaneo, CEO global da Enel Foto: Divulgação

Desde que assumiu o fornecimento de energia elétrica em São Paulo e na região metropolitana, em 2018, a Enel acumula cerca de 380 milhões de reais em multas em aberto. Essas penalidades foram aplicadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pelo Procon-SP.

A Enel, que tem Flavio Cattaneo como CEO global, chegou a pagar parte das multas aplicadas pela Aneel. Só as multas aplicadas pela agência somam 320 milhões de reais. A empresa já pagou pouco mais de 59 milhões, o que representa 18,43% do total cobrado pela Aneel.

As duas maiores multas aplicadas pela agência, que somam 261,6 milhões de reais, foram recentemente suspensas pela Justiça Federal do Distrito Federal. A primeira, de 95,8 milhões de reais, foi emitida em 2022 devido à má qualidade do serviço. A segunda, de 165,8 milhões de reais, foi aplicada em 2023 após um apagão em São Paulo. A Enel conseguiu suspender ambas as multas, alegando que o devido processo legal não foi respeitado.

A suspensão da multa de 2022 foi determinada em março de 2024 pelo juiz Itagiba Catta Pretta Neto, da 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal. Em abril, o juiz Mateus Benato Pontalti, da 13ª Vara Federal do DF, suspendeu a multa de 2023 com base no mesmo argumento. A Enel foi representada pelos escritórios Baggio e Costa Filho e Mattos Filho, que não comentaram sobre os valores dos honorários.

Na segunda-feira (14), o Ministério Público de São Paulo divulgou um relatório que aponta que a empresa deixou de investir 602 milhões de reais em sua infraestrutura entre 2020 e 2022. O documento cita falhas no sistema e prejuízos aos consumidores, e que e que "a rede de distribuição necessita de melhorias".

Apesar dos problemas na prestação de serviço e na infraestrutura, os investidores não têm do que se queixar: a Enel São Paulo registrou lucro de 220 milhões de reais no segundo trimestre de 2024. Embora o valor represente uma queda de 37,6% em relação ao mesmo período de 2023, a empresa acumulou 480,5 milhões de reais de lucro no ano.

Sindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança

Leia Mais
Exclusivo

Paralela na PF

22/06/2025 às 11:00

Inquérito da 'Abin paralela' abre caminho para investigação contra delegados federais

Leia Mais

Mais indenização

20/06/2025 às 14:58

Justiça determina que homem que ficou cego após cirúrgia de catarata seja indenizado no Amapá

Leia Mais

Dino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.

Leia Mais

Ministro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF

Leia Mais

Novo chefe no Coaf

19/06/2025 às 14:00

Ricardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central

Leia Mais

Culpado por tabela

18/06/2025 às 19:29

Costa Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes

Leia Mais

Suprema segurança

18/06/2025 às 19:07

Por unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte

Leia Mais

Direita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos

Leia Mais

A bronca em Motta

18/06/2025 às 15:00

Colegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara

Leia Mais
Exclusivo

O dossiê da Abin

18/06/2025 às 12:00

PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação

Leia Mais

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais