Aras diz que não tem “alinhamento sistemático” com Bolsonaro
Augusto Aras tirou esta quarta-feira, 26, para tratar de um assunto mais importante que as investigações que pesam contra políticos de alto escalão em Brasília. Em vez de trabalhar, preferiu produzir uma nota para atacar a ONG Transparência Internacional, que criticou a postura do procurador-geral da República. A entidade pediu que ele se afaste de Jair Bolsonaro.
No documento divulgado à imprensa, Aras afirma que não tem “alinhamento sistemático” com o presidente, “mas sim um trabalho que respeita a Constituição, as leis, o devido processo legal e não pratica a exploração midiática de casos em apuração”.
No levantamento da Transparência Internacional, o Brasil marcou apenas 38 pontos, em 100 possíveis e ocupou a 96ª posição como país mais corrupto do mundo, em uma lista de 180 nações.
Entre os itens que ajudaram para baixar a nota, segundo a ONG, está a proximidade de Aras com Bolsonaro. O grupo também criticou a iniciativa do PGR de dar fim às forças-tarefas de operações como a Lava Jato e a Greenfield e trocá-las pela implementação de Gaecos federais.
Aras afirma que em 2021 foram apresentadas na PGR 20 denúncias por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro. Também foram denunciadas 139 pessoas e abertos 108 inquéritos. Ele também destaca o fechamento de 17 acordos de delação.
Para o PGR, “Insistir em argumentos ultrapassados e que sabidamente não encontram lastro na realidade revela-se um desserviço à população e, no caso específico, pode esconder um desvirtuamento do trabalho de entidade que traz, no próprio nome, o que deveria ser um compromisso: a transparência”.
O procurador-geral também destaca que o Ministério Público Federal, sob a gestão dele, pediu que a Corregedoria Nacional do Ministério Público analisasse pedido para destinar R$ 2,3 bilhões à Transparência Internacional, para que a entidade possa manter o acompanhamento de ações voltadas ao combate à corrupção. O dinheiro é parte do acordo de leniência firmado entre a J&F e autoridades brasileiras.
“Pelos fatos acima, o procurador-geral repudia essa nova tentativa irresponsável da ONG de atribuir a ele um resultado que apresenta alto grau de subjetividade, visto que trata de percepção, e reitera o compromisso de respeito às leis e ao devido processo legal no exercício do mandato que é de natureza jurídica, e não de viés político, disse Aras na nota.
Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia MaisPSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia Mais