A sorte acabou

Karen Couto
Publicada em 24/07/2024 às 17:00
O esquema de sonegação e lavagem de dinherio de Paulo Guimarães envolveu a filha, Lívia Guimarães, presidente do Grupo Meio Foto: Reprodução

O empresário Paulo Guimarães, criador do telebingo “Poupa Ganha", famoso na década de 1990, está sem sorte. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) elevou de sete anos e seis meses para 16 anos e 11 meses sua pena por sonegação fiscal, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Paulo Guimarães também é dono do Grupo Meio Norte, conglomerado de empresas de mídia do Maranhão, com sede no Piauí. Além dele, Paulo Guimarães teve concessionárias de veículos e empreendimentos imobiliários, em educação e em saúde no Piauí e no Maranhão. Também foi sócio de Fernando Sarney, um dos filhos do ex-presidente José Sarney.

O Poupa Ganha foi um dos mais conhecidos telebingos, modalidade que surgiu na década de 1990. Chegou a ser credenciado pelo Comitê Olímpico Brasileiro para arrecadar recursos para bancar a delegação que foi à Olimpíada de Sidney, em 2000. Fechou no mesmo ano.

Apesar de Paulo Guimarães afirmar que seus negócios eram legais, o Ministério Público Federal e a Justiça discordam. Em 2014, a operação "Sorte Grande" revelou que empresas ligadas a ele deixaram de pagar contribuições previdenciárias, Imposto de Renda e outros tributos. Paulo Guimarães não agiu sozinho: ele envolveu a secretária, o marido dela e até a própria família - irmã, cunhado e filha. A operação deflagrada pela Polícia federal teve parceria com a Interpol.

O esquema funcionava assim: a turma do primeiro escalão do grupo fazia sucessivas mudanças nas estruturas das empresas devedoras para fugir de dívidas. Transferiam os ativos para novas empresas, abertas em nome de laranjas, e deixavam as antigas para trás. Para evitar o pagamento dos débitos e possíveis investigações, os envolvidos se aproveitavam de programas de recuperação fiscal da Receita Federal. Ofereciam como garantia bens quase sem valor, como cadeiras e bebedouros, apenas para simular o cumprimento das obrigações fiscais.

O Ministério Público Federal estima que o Grupo Meio Norte devia cerca de 900 milhões de reais em impostos em 2013 (os números não foram atualizados). Em 2018, a Justiça Federal no Piauí condenou Paulo Guimarães a 7 anos e 8 meses de reclusão e ao pagamento de uma multa de quase um milhão de reais. O MPF recorreu, e a pena foi aumentada para 16 anos e 11 meses.

A desembargadora Daniele Maranhão, relatora do caso no TRF1, escreve no acórdão da sentença que o esquema possuía até um organograma das empresas envolvidas nos ilícitos, "com proposta de nova composição societária e patrimonial do grupo, detalhando a criação de uma “Holding Familiar” e uma holding patrimonial, sugerindo que esta será controladora das empresas que abrigam o patrimônio imobiliário do grupo, tendo, portanto, inequívoco objetivo de “blindar” o patrimônio do Grupo Meio Norte contra, por exemplo, ações fiscais".

Para a desembargadora, Paulo Guimarães usou sua experiência para coordenar a operação e abusou da confiança de seus funcionários, usando-os como "testas de ferro" e garantindo a continuidade dos atos ilícitos. "O motivo do crime consiste em ganância ilícita e exacerbada", diz na decisão.

O tribunal considerou que a filha de Paulo Guimarães, Lívia Guimarães, também participou do esquema, e a condenou a 13 anos e quatro meses de prisão, mais pagamento de multa.

A defesa de Paulo Guimarães informou ao Bastidor que já recorreu da decisão, e que "prefere se manifestar nos autos".

Leia a íntegra do acórdão.

Yes, we can

04/04/2025 às 13:10

JBS perde no STJ e Tinto mantém andamento de ação nos EUA para apurar esvaziamento de patrimônio

Leia Mais

Juízes concederam liminares à distribuidora sem considerar fatos apontados pelo governo de São Paulo

Leia Mais

STJ define que disputa entre J&F e Paper pela Eldorado Celulose fica em Três Lagoas (MS)

Leia Mais

CVM proíbe empresário a ofertar sua criptomoeda, vinculada à produção de uma suposta super cana

Leia Mais

Nas mãos de Lira

03/04/2025 às 14:06

Ex-presidente da Câmara será o relator do projeto que prevê a isenção de IR a quem menos de R$ 5 mil

Leia Mais

Indicado por ACM na prefeitura de BH é alvo da Polícia Federal em nova fase da Operação Overclean

Leia Mais

Todos contra Trump

02/04/2025 às 18:03

Câmara aprova a jato projeto que aumenta poderes do governo para retaliar tarifaço dos EUA

Leia Mais

Evento patrocinado pelas Forças Armadas, terá a participação de país que vive sob sanções dos EUA

Leia Mais

Adiar para correr

02/04/2025 às 15:15

Governo e oposição travam projeto do Novo Código Eleitoral e encurtam espaço para debate do projeto

Leia Mais

Razão à XP

02/04/2025 às 13:00

Juiz concorda com a corretora em caso de empresário que a acusa de coagir o filho e causar prejuízo

Leia Mais

Pesquisa Quaest mostra que até o núcleo do eleitorado do presidente está descontente com seu governo

Leia Mais

Fachin diverge de Dias Toffoli e vota contra anulação de processos da Lava Jato contra ex-ministro

Leia Mais

Ministro Flávio Dino manda estados e municípios detalharem gastos de mais de 6 mil emendas pix

Leia Mais

Kassab se cacifa

01/04/2025 às 17:06

Mais próximo de Bolsonaro, o presidente do PSD quer ser vice de Tarcísio ou candidato a governador

Leia Mais

TST anula processo em que sobrinha e tio simularam ação trabalhista para não fugir de credores

Leia Mais