A força de Luis Felipe Salomão

Diego Escosteguy
Publicada em 11/05/2022 às 11:46
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Luis Felipe Salomão conseguiu tudo o que queria - e mais um pouco - nas eleições de hoje no Superior Tribunal de Justiça. Consolidou-se como o líder natural do grupo do Rio, como é conhecido o coletivo de ministros fluminenses dos tribunais superiores.

Como antecipado pelo Bastidor, Salomão queimou etapas e foi escolhido por seus colegas corregedor Nacional de Justiça. Com mandato de dois anos, é um cargo que tradicionalmente antecede a confirmação como novo presidente do STJ.

O ministro, porém, posiciona-se para ocupar uma das vagas a serem abertas no Supremo no próximo ano. Tem tudo para ser um forte concorrente.

Na votação da lista quádrupla das duas novas vagas do STJ, Salomão mostrou prestígio e capacidade de articulação ao emplacar o presidente do TRF2, Messod Azulay. O desembargador não só integrou a lista como a encabeçou: entrou com o maior número de votos (19) logo no primeiro escrutínio.

O desempenho de Azulay - e de Salomão, seu principal fiador - torna-se ainda mais expressivo em virtude da concorrência com outro desembargador do TRF2, Aluisio Mendes. Este era candidato de Luiz Fux, presidente do Supremo. Não chegou perto de integrar a lista.

A existência dos dois nomes do grupo do Rio expôs uma fissura entre eles. Normalmente, todos articulariam um só candidato, para aumentar as chances de sucesso. Cada um conta uma história sobre a razão do racha. Mas resta incontroverso que Fux ficou isolado.

O presidente do Supremo e Salomão seguem amigos. Mas, aos olhos dos demais integrantes do grupo, está nítido quem tem mais poder e capacidade de articulação política.

Gonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial

Leia Mais

Presidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF

Leia Mais

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais

Não pode pagar

25/06/2025 às 12:52

Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais

Leia Mais

Augusta ousadia

25/06/2025 às 11:43

Três são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.

Leia Mais

No limbo da PGR

25/06/2025 às 06:00

PGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista

Leia Mais

Fim de voo

24/06/2025 às 19:37

Anac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais

Leia Mais

Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid

Leia Mais