Royalties: o “notório saber” do advogado recém-formado

Brenno Grillo
Publicada em 04/10/2022 às 16:00
Foto: Ricardo Borges/Folhapress

Criado entre o fim de 2014 e o começo de 2015, o Paraguay Ribeiro Coutinho Advogados Associados é uma máquina de vencer casos. Foram mais de 100 vitórias em sete anos de existência, segundo o próprio escritório. O segredo do sucesso profissional da banca é a equipe. Dois dos três sócios-fundadores do escritório, Taiguara Fernandes de Sousa e Ferdinando Paraguay Ribeiro Coutinho, tinham acabado de se formar quando empreenderam. Encontraram imediatamente o caminho do sucesso.

Inexperiência nunca foi um problema para eles. Ferdinando, em especial, parece ser um prodígio. Obteve sua carteira da OAB em 2015. Em seguida, sua banca foi contratada, sem licitação e por justificado “notório saber jurídico”, pelos municípios paraibanos de Mamanguape e Caldas Brandão para discutir royalties do petróleo na Justiça.

O Bastidor também encontrou registros da banca atuando da mesma forma por municípios de Alagoas, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. Em todas as contratações é usado o mesmo argumento, o de que o tema exige complexa especialização – apesar da legislação ser bem detalhada sobre quem tem direito ou não aos royalties petrolíferos e quais os percentuais devidos.

Ferdinando é "irmão" do advogado Djaci Falcão, por ser enteado do ministro do STJ Francisco Falcão. Foi estagiário no escritório de Djaci. O "meio-irmão" atua na mesma área: obtenção de royalties de petróleo para municípios, mediante taxas de êxito milionárias.

Já em 2015, Ferdinando e seus sócios passaram a representar municípios contra a Agência Nacional do Petróleo em tribunais regionais federais. É nessa esfera que o escritório Paraguay alega experiência. Foram sete ações exitosas entre 2015 e 2017 só no TRF da 1ª Região; todas calcadas na mudança legislativa que alterou a distribuição de royalties.

Apesar da precocidade, os advogados criaram uma tese que, segundo a ANP, não consta na nova lei dos royalties, que hoje encontra-se suspensa pelo Supremo Tribunal Federal. Com base nesse novo entendimento, municípios cujos territórios sejam cortados por gasodutos com válvulas de pressão devem participar da repartição dos royalties. Segundo fontes da Agência Nacional do Petróleo, dezenas de liminares foram concedidas com base na tese. Vários municípios não produtores foram incluídos na repartição, o que prejudicou financeiramente as cidades que produzem, de fato, petróleo.

Para vencer tantos casos, Ferdinando contou com o apoio do sócio Taiguara. Ele informa ser formado em direito desde 2014 e ter concluído uma pós-graduação em direito tributário três anos depois do bacharelado. O advogado, que também é influenciador digital conservador, tem palestras e artigos publicados na imprensa. Entre os títulos das pensatas estão, respectivamente, “Ideologia de Gênero e Leis educacionais” e “Os homens que vestem o luto: como o aborto está avançando no STF”.

Procurados pelo Bastidor, os advogados argumentam que as diversos atestados técnicos emitidos pelos municípios que já representaram compensam a falta de currículo. "Conforme a legislação pátria (Lei 14.133/2021, art. 6º, XIX e Lei 8.666/1993, art. 25, §1º), o critério para aferição da notória especialização envolve, entre outros, o desempenho anterior, a experiência e o conceito no campo de sua especialidade", afirmam. Dizem ainda que receberam elogios de importantes nomes do Direito. 

Pelo jeito, alguns advogados contam elogios como experiência.

Leia a íntegra da nota enviada pelo Paraguay Ribeiro Coutinho Advogados Associados:

Dias Toffoli anula todos os atos da Lava Jato em Curitiba contra o ex-ministro petista

Leia Mais

Nota técnica coloca órgãos estaduais na fiscalização das casas de apostas e de influencers

Leia Mais

STJ nega pedido do grupo para retomar processo de recuperação judicial

Leia Mais

Trump e Elon Musk se atacam nas redes sociais depois de briga por interesses comerciais

Leia Mais

Zanin nega pedido para libertar empresário investigado em caso de venda de sentenças no STJ

Leia Mais

Mendonça defende manutenção do Marco Civil e critica remoção de perfis que não sejam falsos

Leia Mais

Bolsonaro afirma que mandou dinheiro que recebeu por Pix para ajudar o filho, Eduardo, nos EUA

Leia Mais

Interpol coloca deputada foragida na lista de criminosos procurados pelo mundo

Leia Mais

Pesquisa mostra que eleitores preferem que ex-presidente aponte um candidato para 2026

Leia Mais

Podemos Tucanar

05/06/2025 às 13:31

Convenção Nacional do PSDB aprovou nesta quinta-feira (5) a incorporação de partido de Renata Abreu

Leia Mais

TCU chancela acordo entre RioGaleão, Anac e governo sobre concessão do aeroporto carioca

Leia Mais

Alexandre de Moraes vê tentativa de obstrução e manda abrir nova investigação contra Carla Zambelli

Leia Mais

O dissidente

04/06/2025 às 20:22

Mendonça indica que vai divergir de Toffoli, Fux e Barroso no julgamento do Marco Civil da Internet

Leia Mais

Dívida da empresa com fisco pode passar de 2 bilhões de reais, mas penalização está distante

Leia Mais

Corte especial do STJ inocenta os principais investigados por venda de sentenças no Espírito Santo

Leia Mais