Lide com Patrick

Alisson Matos
Publicada em 29/08/2024 às 20:45
A distância aparente nos comunicados oficiais contradiz com as publicações nas redes sociais e aparições públicas Foto: Ding Hongzheng Shuyi | LIDE

Desde que o CEO do Inovepay, Patrick Burnett, foi preso pela Polícia Federal, durante operação que investiga uma organização criminosa suspeita de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital), o grupo Lide, do ex-governador João Doria, busca se distanciar do empresário. Até ser preso, Patrick era presidente do Lide Inovação.

O ex-governador ainda não se pronunciou sobre a prisão do colega, por quem disse ser admirador em entrevista conjunta em podcast. Após a prisão de Patrick, a assessoria do Lide divulgou apenas notas oficiais. Nelas, diz que a função de Patrick no grupo é voluntária, que ele não é contratado e que jamais teve qualquer função executiva. Afirma que o CEO colabora na proposição de temas e assuntos que pautam eventos.

Os comunicados oficiais opõem-se às publicações nas redes sociais do Lide, às aparições públicas de Patrick e aos demais registros digitais do executivo e do grupo. Esses registros demonstram que Patrick não é um simples membro do Lide.

O executivo foi convidado pelo própria Doria, em 2023, para comandar o setor de inovação do grupo. Desde então, apresenta-se publicamente como "presidente do Lide Inovação" - inclusive em eventos do próprio Lide.

Desde que virou presidente do Lide Inovação, ele apareceu em ao menos seis eventos, no Brasil e no exterior, como o responsável pelo setor no grupo. Em entrevistas, sempre ressaltou a função: "Presidente do Lide Inovação".

A conexão é tamanha que no site da Inovepay, uma das empresas que, segundo a PF, Patrick usou no esquema de lavagem de criminosos, consta o logo do Lide. Até a noite de quinta-feira (29), o símbolo seguia na página - página que foi registrada pelo próprio Patrick.

Pelo Lide, por exemplo, Patrick foi ao Rio de Janeiro no 23º Fórum Empresarial do grupo falar sobre biometria da palma da mão. No Fórum Global de Governança, Compliance e Risco tratou de saúde mental. Também falou sobre o futuro dos super apps na economia e nos negócios.

Em janeiro, Patrick, pelo Lide, foi à Ásia para o evento Brazil China Meeting, organizado em parceria com o jornal Valor Econômico. Defendeu investimentos em centros de formação de tecnologia.

Em março, foi a Dubai, nos Emirados Árabes, participar do Brazil Emirates Conference, organizado pelo Lide, para falar sobre “os valores da Inovepay para uma plateia internacional”.

“Entregar tecnologia que se aplique às dores do cliente, de forma efetiva e de um jeito que potencialize negócios e ideias é a nossa missão. Mais uma vez obrigado a João Doria Neto, João Doria e ao Rodrigo Paiva por essa oportunidade”, escreveu em seu perfil no Linkedin, naquele mês, após o evento em Dubai.

O grupo de Burnett

O Inove Globral Group foi criado em 2017, mas já teve outros nomes. Começou como uma empresa de meios de pagamento, com estrutura de fornecimento de máquinas de cartão. Chamava-se InoveBanco, mesmo não sendo propriamente um banco.

A empresa passou a atuar mais focada em tecnologia nos últimos anos. Na imprensa, além de ser identificado como presidente do Lide Inovação, Burnett é tratado como fundador e CEO do InoveBanco ou presidente da Inovetech. Oficialmente, diz que hoje o seu grupo administra seis instituições de meios de pagamento e bancos digitais.

Antes da operação da Polícia Federal, Patrick dizia publicamente que o próximo passo da empresa seria virar um banco. Haja inovação para chegar lá.

O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves

Leia Mais

Em afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro

Leia Mais

Filho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência

Leia Mais

Câmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas

Leia Mais

Justiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp

Leia Mais

Não pode assinar

06/05/2025 às 19:03

A pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master

Leia Mais

Plano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo

Leia Mais

Moraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe

Leia Mais

Alexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe

Leia Mais

Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo

Leia Mais

Bradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador

Leia Mais

Deputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação

Leia Mais

PGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições

Leia Mais

Defensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe

Leia Mais

Advogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador

Leia Mais