Lide com Patrick
Desde que o CEO do Inovepay, Patrick Burnett, foi preso pela Polícia Federal, durante operação que investiga uma organização criminosa suspeita de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital), o grupo Lide, do ex-governador João Doria, busca se distanciar do empresário. Até ser preso, Patrick era presidente do Lide Inovação.
O ex-governador ainda não se pronunciou sobre a prisão do colega, por quem disse ser admirador em entrevista conjunta em podcast. Após a prisão de Patrick, a assessoria do Lide divulgou apenas notas oficiais. Nelas, diz que a função de Patrick no grupo é voluntária, que ele não é contratado e que jamais teve qualquer função executiva. Afirma que o CEO colabora na proposição de temas e assuntos que pautam eventos.
Os comunicados oficiais opõem-se às publicações nas redes sociais do Lide, às aparições públicas de Patrick e aos demais registros digitais do executivo e do grupo. Esses registros demonstram que Patrick não é um simples membro do Lide.
O executivo foi convidado pelo própria Doria, em 2023, para comandar o setor de inovação do grupo. Desde então, apresenta-se publicamente como "presidente do Lide Inovação" - inclusive em eventos do próprio Lide.
Desde que virou presidente do Lide Inovação, ele apareceu em ao menos seis eventos, no Brasil e no exterior, como o responsável pelo setor no grupo. Em entrevistas, sempre ressaltou a função: "Presidente do Lide Inovação".
A conexão é tamanha que no site da Inovepay, uma das empresas que, segundo a PF, Patrick usou no esquema de lavagem de criminosos, consta o logo do Lide. Até a noite de quinta-feira (29), o símbolo seguia na página - página que foi registrada pelo próprio Patrick.
Pelo Lide, por exemplo, Patrick foi ao Rio de Janeiro no 23º Fórum Empresarial do grupo falar sobre biometria da palma da mão. No Fórum Global de Governança, Compliance e Risco tratou de saúde mental. Também falou sobre o futuro dos super apps na economia e nos negócios.
Em janeiro, Patrick, pelo Lide, foi à Ásia para o evento Brazil China Meeting, organizado em parceria com o jornal Valor Econômico. Defendeu investimentos em centros de formação de tecnologia.
Em março, foi a Dubai, nos Emirados Árabes, participar do Brazil Emirates Conference, organizado pelo Lide, para falar sobre “os valores da Inovepay para uma plateia internacional”.
“Entregar tecnologia que se aplique às dores do cliente, de forma efetiva e de um jeito que potencialize negócios e ideias é a nossa missão. Mais uma vez obrigado a João Doria Neto, João Doria e ao Rodrigo Paiva por essa oportunidade”, escreveu em seu perfil no Linkedin, naquele mês, após o evento em Dubai.
O grupo de Burnett
O Inove Globral Group foi criado em 2017, mas já teve outros nomes. Começou como uma empresa de meios de pagamento, com estrutura de fornecimento de máquinas de cartão. Chamava-se InoveBanco, mesmo não sendo propriamente um banco.
A empresa passou a atuar mais focada em tecnologia nos últimos anos. Na imprensa, além de ser identificado como presidente do Lide Inovação, Burnett é tratado como fundador e CEO do InoveBanco ou presidente da Inovetech. Oficialmente, diz que hoje o seu grupo administra seis instituições de meios de pagamento e bancos digitais.
Antes da operação da Polícia Federal, Patrick dizia publicamente que o próximo passo da empresa seria virar um banco. Haja inovação para chegar lá.
Veto de Lula e perda do apoio de Arthur Lira levaram ex-favorito a desistir da disputa
Leia MaisPatrick Burnett, da Inovepay, é alvo de investigação da PF que apura tentativa de fraude no BNDES
Leia MaisNa disputa pela Câmara, baixo clero reclama que Arthur Lira manterá controle sobre bilhões de reais
Leia MaisKassio suspende assembleia da Usina Laginha que deveria liberar precatórios bilionários a fundos
Leia MaisEm acordo com Valdemar, Lira atrasa projeto que pode anistiar ex-presidente e golpistas de 2023
Leia MaisPGR foi contra decisão de anular atos da Lava Jato contra Dirceu, mas não convenceu Gilmar Mendes
Leia MaisFilha de João Lyra busca o STF para tentar barrar leilão de ativos da Usina Laginha
Leia MaisFachin manda arquivar inquérito sobre suspeita de propina paga a Renan Calheiros e Eduardo Braga
Leia MaisInstituto Defesa Coletiva processa Meta, TikTok e Kwai por danos à saúde mental de jovens e crianças
Leia MaisDeputado finalmente confirmou que já não era segredo para ninguém: seu candidato é Hugo Motta
Leia MaisGilmar Mendes anula condenações de José Dirceu relacionadas à operação Lava Jato.
Leia MaisPresidente da Câmara atrasa tramitação de PL da Anistia e cria comissão especial em meio à sucessão
Leia MaisMister Vital
Vice-presidente do TCU faz curso de inglês em Miami a um custo de 100 mil reais aos cofres públicos
Leia MaisJuiz da falência da usina mantém assembleia que pode render fortuna em precatórios a fundos privados
Leia MaisPGR pede suspensão de inquérito sobre rachadinha em gabinete de Janones para oferecer acordo
Leia Mais