Lide com Patrick
Desde que o CEO do Inovepay, Patrick Burnett, foi preso pela Polícia Federal, durante operação que investiga uma organização criminosa suspeita de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro do PCC (Primeiro Comando da Capital), o grupo Lide, do ex-governador João Doria, busca se distanciar do empresário. Até ser preso, Patrick era presidente do Lide Inovação.
O ex-governador ainda não se pronunciou sobre a prisão do colega, por quem disse ser admirador em entrevista conjunta em podcast. Após a prisão de Patrick, a assessoria do Lide divulgou apenas notas oficiais. Nelas, diz que a função de Patrick no grupo é voluntária, que ele não é contratado e que jamais teve qualquer função executiva. Afirma que o CEO colabora na proposição de temas e assuntos que pautam eventos.
Os comunicados oficiais opõem-se às publicações nas redes sociais do Lide, às aparições públicas de Patrick e aos demais registros digitais do executivo e do grupo. Esses registros demonstram que Patrick não é um simples membro do Lide.
O executivo foi convidado pelo própria Doria, em 2023, para comandar o setor de inovação do grupo. Desde então, apresenta-se publicamente como "presidente do Lide Inovação" - inclusive em eventos do próprio Lide.
Desde que virou presidente do Lide Inovação, ele apareceu em ao menos seis eventos, no Brasil e no exterior, como o responsável pelo setor no grupo. Em entrevistas, sempre ressaltou a função: "Presidente do Lide Inovação".
A conexão é tamanha que no site da Inovepay, uma das empresas que, segundo a PF, Patrick usou no esquema de lavagem de criminosos, consta o logo do Lide. Até a noite de quinta-feira (29), o símbolo seguia na página - página que foi registrada pelo próprio Patrick.
Pelo Lide, por exemplo, Patrick foi ao Rio de Janeiro no 23º Fórum Empresarial do grupo falar sobre biometria da palma da mão. No Fórum Global de Governança, Compliance e Risco tratou de saúde mental. Também falou sobre o futuro dos super apps na economia e nos negócios.
Em janeiro, Patrick, pelo Lide, foi à Ásia para o evento Brazil China Meeting, organizado em parceria com o jornal Valor Econômico. Defendeu investimentos em centros de formação de tecnologia.
Em março, foi a Dubai, nos Emirados Árabes, participar do Brazil Emirates Conference, organizado pelo Lide, para falar sobre “os valores da Inovepay para uma plateia internacional”.
“Entregar tecnologia que se aplique às dores do cliente, de forma efetiva e de um jeito que potencialize negócios e ideias é a nossa missão. Mais uma vez obrigado a João Doria Neto, João Doria e ao Rodrigo Paiva por essa oportunidade”, escreveu em seu perfil no Linkedin, naquele mês, após o evento em Dubai.

O grupo de Burnett
O Inove Globral Group foi criado em 2017, mas já teve outros nomes. Começou como uma empresa de meios de pagamento, com estrutura de fornecimento de máquinas de cartão. Chamava-se InoveBanco, mesmo não sendo propriamente um banco.
A empresa passou a atuar mais focada em tecnologia nos últimos anos. Na imprensa, além de ser identificado como presidente do Lide Inovação, Burnett é tratado como fundador e CEO do InoveBanco ou presidente da Inovetech. Oficialmente, diz que hoje o seu grupo administra seis instituições de meios de pagamento e bancos digitais.
Antes da operação da Polícia Federal, Patrick dizia publicamente que o próximo passo da empresa seria virar um banco. Haja inovação para chegar lá.
Eduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia MaisRombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia Mais1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada
Leia Mais