A provação de Galípolo

Redação
Publicada em 28/08/2024 às 16:14
Gabriel Galípolo ainda terá de ser sabatinado pelo Senado e assume em janeiro Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Folhapress

O presidente Lula indicou nesta quarta-feira (28) o diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, para ser o próximo presidente do Banco Central, com mandato de 2025 a 2028. Ainda não há uma data para sua sabatina no Senado, mas ele assumirá cargo em janeiro.

Esta é a primeira sucessão no Banco Central dentro das regras da lei da autonomia da instituição, de 2021. Galípolo vai substituir Roberto Campos Neto, que está no cargo desde 2019.

A escolha de Galípolo não é surpresa para ninguém. Lula deverá indicar ainda três novos diretores: o de Regulação e o de Relacionamento, cujos mandatos também terminam este ano, e o substituto de Galípolo na diretoria de Política Monetária. 

A questão delicada para os próximos meses será a transição. Desde o ano passado, Lula critica com insistência o atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, escolhido por Jair Bolsonaro e mantido no cargo devido à aprovação da lei da autonomia.

Ex-secretário executivo no Ministério da Fazenda, escolhido pelo ministro Fernando Haddad, Galípolo carregará nas costas o fato de ser o preferido de Lula. O mercado exigirá provas de que ele não será leniente com a inflação, não agirá para agradar o presidente da República.

Galípolo trabalhou com o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, próximo de Lula. Por indicação de Belluzzo, em 2007 trabalhou na Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo, na gestão de José Serra. Depois foi para a a Secretaria de Economia do Estado e cuidou de projetos de concessão e Parcerias Público-Privadas.

Ao sair do governo, abriu uma consultoria justamente sobre projetos de concessões. Depois foi presidente do Banco Fator (de 2017 a 2021), instituição que trabalhou bastante com o governo de São Paulo em concessões e privatizações.

Como diretor de Política Monetária do BC, nas últimas semanas Galípolo passou a falar mais em público para transmitir confiança ao mercado em relação à sua postura.

Correção feita às 16h50 no numero de diretores do BC a serem indicados por Lula

Apesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC

Leia Mais

Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte

Leia Mais
Exclusivo

Dupla remuneração em xeque

26/06/2025 às 11:50

Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam

Leia Mais

Ministro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet

Leia Mais

Em dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula

Leia Mais

Cerco à delação

25/06/2025 às 18:25

Wajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid

Leia Mais

Me deixem pra lá

25/06/2025 às 16:36

Indiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada

Leia Mais

Dino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia

Leia Mais

Não pode pagar

25/06/2025 às 12:52

Rombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais

Leia Mais

Augusta ousadia

25/06/2025 às 11:43

Três são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.

Leia Mais

No limbo da PGR

25/06/2025 às 06:00

PGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista

Leia Mais

Fim de voo

24/06/2025 às 19:37

Anac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais

Leia Mais

Sem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid

Leia Mais

Revés no Amapá

24/06/2025 às 15:15

Justiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe

Leia Mais

1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada

Leia Mais