A pressa de Sandoval

Brenno Grillo
Publicada em 27/06/2024 às 06:00
Norte Energia fez o pedido às 14h15 de 13 de novembro de 2023. Decisão de Sandoval foi publicada às 17h33 do mesmo dia. Foto: Aloísio Mauricio /Fotoarena/Folhapress

Documentos obtidos pelo Bastidor mostram que a Norte Energia escapou de uma encrenca com a Aneel graças a uma decisão contraditória e incomum do diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa. A papelada demonstra que ele demorou pouco mais de três horas para analisar um pedido apresentado pela administradora da usina de Belo Monte em 13 de novembro de 2023.

Nessa data, terminava o prazo para a Norte Energia resolver pendências com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Belo Monte entregou a solicitação às 14h15. Sandoval proferiu a decisão às 17h33.

A Norte Energia pediu ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica que suspendesse a aplicação das regras da CCEE naquele momento, pelo menos em relação à empresa. Alegou que o impacto mercadológico seria muito grande.

Meses antes, contudo, Sandoval havia se declarado impedido numa discussão com contexto jurídico similar, por "ausência de competência para o exame e deferimento monocrático de medidas cautelares ou de antecipação de tutela recursal".

Contrato que acorrenta

A punição à Norte Energia quase ocorreu por conta de uma norma da CCEE sobre a expulsão de empresas do mercado de curto prazo por reajustes contratuais consecutivos. A regra existe para impedir que uma fornecedora venda mais energia do que pode entregar ou uma comercializadora compre mais do que possa pagar.

A expulsão não ocorreria se houvesse repactuação contratual, em até 60 dias, entre o fornecedor e o comprador da energia. Belo Monte enfrentou esse problema no terceiro trimestre do ano passado em 15 contratos. Resolveu 14 deles.

O único pendente envolveu a Infinity Comercializadora de Energia, que se recusou a negociar. A empresa afirmou ter sofrido inúmeros prejuízos porque a Norte Energia não entregou 30 megawatts de energia que havia sido comprada.

Foi por isso que Belo Monte pediu à Aneel a suspensão das regras da CCEE. Ao acatar o pedido da Norte Energia, Sandoval também decidiu abrir investigação contra Belo Monte, Infinity e Aneel.

Saiu mais cedo

As incongruências da decisão de Sandoval foram abordadas pelos outros diretores da Aneel, na sessão de 12 de dezembro de 2023. Ficou definido nessa discussão que o ato dele seria anulado e que Belo Monte teria até 12 de janeiro deste ano para solucionar o problema e não ser expulsa.

O relator do caso, Fernando Mosna, afirmou em seu voto que a decisão de Sandoval teve "caráter teratológico" por alterar "um ato de natureza normativa" que já tinha sido discutido pela Aneel. O entendimento foi chancelado por unanimidade, sem o voto de Sandoval.

O diretor-geral não esperou para ouvir seus colegas. Deixou o plenário da Aneel antes da conclusão do julgamento, que ficou sob a batuta do diretor-geral substituto, Hélvio Neves Guerra. Assista aqui.

O Bastidor pediu esclarecimentos a Sandoval Feitosa e à Norte Energia, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Nem vem, Odebrecht

29/06/2024 às 06:00

AGU e CGU afirmam que recuperação judicial da empreiteira não afeta acordos de leniência com governo

Leia Mais

Ex-CEO das Americanas, Miguel Gutierrez é preso um dia depois de entrar na lista da Interpol.

Leia Mais

Conselho Nacional de Justiça intimou o TJ-AL a prestar esclarecimentos sobre o caso Laginha

Leia Mais

Juiz do caso Odebrecht participou de evento patrocinado por empresa que ele nomeou em recuperações.

Leia Mais

Juiz contraria jurisprudência do TJSP ao homologar recuperação judicial da Odebrecht Engenharia.

Leia Mais

Sem acordo

27/06/2024 às 22:00

Odebrecht não aderiu à proposta do governo para repactuar os termos do acordo de leniência.

Leia Mais

Pedido de recuperação judicial da Odebrecht foi concedido em menos de seis horas.

Leia Mais

Justiça autoriza Odebrecht Engenharia a entrar em recuperação judicial.

Leia Mais

Americanas day

27/06/2024 às 15:56

PF cumpre mandados de prisão por fraudes contábeis contra dois ex-diretores da empresa.

Leia Mais

Ministro se alia a três empresários para influenciar na sucessão da Vale, mesmo à revelia do governo

Leia Mais

PGR diz que desembargador de São Paulo recebeu propina do Comando Vermelho para ajudar traficante.

Leia Mais

Freio na polícia

26/06/2024 às 18:47

Tese do STF que descriminaliza porte de maconha limita jeitinho policial para prender.

Leia Mais

União pede ao ministro Nunes Marques para participar do processo da massa falida da Usina Laginha

Leia Mais

Ministra Cármen Lúcia nega pedido do governo de Alagoas para suspender acordo da Braskem.

Leia Mais

Lula agrada Renan, Dantas e Pacheco com a nomeação de Barreto ao Cade, e de Antônio Fabrício ao TST

Leia Mais