Um bolsonarismo mais tóxico

Leandro Loyola
Publicada em 02/02/2023 às 18:00
O relato do senador Marcos do Val é mais um dos que mostram a tendência golpista do bolsonarismo Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O relato do senador Marcos do Val (Podemos) à revista Veja de que recebeu uma proposta do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-deputado Daniel Silveira para participar de um golpe é estarrecedor, mas difícil de comprovar para efeitos judiciais. Na política, no entanto, seu efeito já está estabelecido. O bolsonarismo ficou ainda mais tóxico. Seus parlamentares sofrerão com isolamento neste início de legislatura.  

Marcos do Val está longe de ser um senador de destaque. É mais conhecido por episódios controversos e pela fidelidade a Jair Bolsonaro. Diz que foi levado ao Palácio da Alvorada de forma clandestina e ouviu de Bolsonaro e Silveira, a proposta para gravar ilegalmente o ministro Alexandre de Moraes. O grupo usaria alguma fala de Moraes para desmoralizá-lo publicamente, cancelar a posse de Lula e manter Bolsonaro na presidência. Um golpe de estado. 

Nesta quinta, Marcos do Val tentou desdizer o que disse ontem em uma live e à Veja. Depois tentou a estratégia de causar danos ao ministro Alexandre de Moraes. Não há mais volta. Ainda que sem comprovação, seu relato reforça o que já se sabe: o bolsonarismo é inimigo da democracia e do estado democrático de direito; só acredita numa versão da democracia na qual ele, bolsonarismo, é dominante e impõe seus parâmetros.

Isso é péssimo numa democracia, ainda mais quando o bolsonarismo não está no poder, como agora. Parlamentares e militantes simpáticos a Bolsonaro ficarão isolados. Estão tão tóxicos quanto Bolsonaro, com a desvantagem que precisam ir ao parlamento e legislar, em vez de ficar de bermuda e chinelos em Orlando falando o que bem quiserem. A nova revelação golpista tende a afastar deputados e senadores de centro dos bolsonaristas, o que reduz sua capacidade de fazer acordos, tentar colocar seus temas em pauta e vencer votações. No Legislativo é preciso compor e negociar; é difícil fazer isso quando se faz parte de um grupo golpista.

O relato de Marcos do Val é forte não apenas pelos detalhes, mas porque se soma a outros episódios da mesma tendência. Além das inúmeras falas do próprio Bolsonaro de questionar a lisura das eleições com base em mentiras, a barbárie de 8 de janeiro em Brasília, a minuta do golpe descoberta pela Polícia Federal na casa do ex-ministro Anderson Torres e a revelação de Valdemar Costa Neto de que havia várias minutas em circulação mostram as movimentações golpistas.  

Do ponto de vista judicial, será difícil conseguir provar que a reunião entre Marcos do Val, Bolsonaro e Daniel Silveira existiu ou que tratou-se do assunto. A polícia pode comprovar que os três estavam no mesmo local pelo georreferenciamento de seus telefones celulares, mas o conteúdo da conversa dependeria de uma gravação.

Contudo, a história reforça a convicção de que Bolsonaro não aceitava o resultado da eleição e buscou formas ilegais para permanecer no poder. Pode ser o suficiente para que, ainda que a história de Marcos do Val não conste como prova em qualquer processo, o Tribunal Superior Eleitoral decida pela inelegibilidade de Bolsonaro em um dos 16 processos que correm por lá. 

Discurso com pedido de votos a Guilherme Boulos vira arma para opositores na eleição de São Paulo.

Leia Mais

Empresa que captou dinheiro para o 1º de maio omitiu que o evento tinha ligação com sindicatos.

Leia Mais

Julgamento de Jorge Seif tem críticas à defesa e à acusação, e ministros mandam voltar tudo de novo.

Leia Mais

A bolsa suspeita

30/04/2024 às 18:00

Paulo Dantas e Ronaldo Lessa são alvos de novo pedido de cassação; MPE pede multa a Renan Filho.

Leia Mais

Deu Pacheco no TST

30/04/2024 às 17:58

Lula escolhe candidato apoiado pelo presidente do Senado para assumir vaga no tribunal

Leia Mais

Mudança feita no programa é um lance do desentendimento do governo com o presidente do Senado

Leia Mais

Declaração reforça a mudança de rumo nas negociações que envolvem o apoio do ex-presidente a Nunes

Leia Mais

Justiça obriga Ferbasa e fundação ligada à empresa a liberarem papelada que comprovaria fraude.

Leia Mais

O pedido de vista no STF, que analisa a desoneração, já era esperado no Congresso e no governo

Leia Mais

STJ condena advogado e blogueiro bolsonarista a pagar indenização ao ministro por fake news

Leia Mais

Governo ignora apelos do movimento e indica afilhado do presidente da Câmara o Incra de Alagoas

Leia Mais

Quinquênio e renegociação de dívida de Minas são ameaças do presidente do Senado ao governo

Leia Mais

A base é a mesma

29/04/2024 às 14:03

Salomão usa ideia da Lava Jato em regra sobre destino de dinheiro recuperado da corrupção

Leia Mais

Sem surpresas

29/04/2024 às 08:19

Houve indignação, mas não surpresa com o movimento de contestar a desoneração da folha no STF

Leia Mais

Supremo julgará em plenário caso que envolve a privacidade em aplicativos de mensagem

Leia Mais