Segura o dinheiro aí
O juiz federal Gabriel Zago de Paiva, da 16ª Vara Federal, do Distrito Federal, determinou que a União suspenda a cobrança dos salários do ex-ministro da Justiça delegado Anderson Torres. A decisão foi tomada em caráter liminar e ainda cabe recurso.
Torres ficou preso durante quatro meses, suspeito de omissão no 8 de janeiro, quando era secretário de Segurança do Distrito Federal.
O Ministério da Justiça havia determinado que Torres devolvesse os salários que recebeu, como delegado da Polícia Federal, no período em que ficou detido. Segundo a decisão do juiz Zago, os valores chegam a 87,5 mil reais.
A pasta considerou que, por estar preso, Torres deixou de comparecer ao serviço na PF. À época, ele já havia perdido o cargo de secretário e a licença concedida pela União para ocupar o cargo comissionado no governo de Ibaneis Rocha. Sendo assim, deveria ter voltado às funções normais.
De acordo com o ministério, a prisão se deu pelas ações dele, que foram consideradas ilegais e resultaram na prisão preventiva. Por isso, não haveria razão em pagar os salários durante o período de afastamento.
No entanto, o juiz considerou que o caso contra Torres ainda não foi devidamente julgado e, portanto, o confisco dos salários representaria violação do princípio de presunção da inocência. Torres poderá manter o dinheiro, até que seja julgado. Em caso de condenação, a decisão poderá ser revista.
Leia abaixo a íntegra da decisão:
Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 2,4 milhões de reais da fundação que administravam
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia MaisRombo no TRF-1 leva CNJ a mirar precatórios emitidos irregularmente em todos os tribunais federais
Leia MaisTrês são presos em investigação por favorecimento em inquéritos e liberação de itens apreendidos.
Leia MaisPGR deve denunciar primeiro indiciados pela 'Abin paralela' que tiveram elo com a trama golpista
Leia MaisAnac cassa de vez a autorização da Voepass, que não poderá mais operar voos comerciais
Leia MaisSem registros no STF, encontro vira disputa de versões entre Braga Netto e Mauro Cid
Leia MaisJustiça Federal interrompe projeto de exploração de madeira patrocinado por Alcolumbre e Randolfe
Leia Mais1ª Turma do STJ decide que empresas de mesmo grupo podem responder por crimes de coligada
Leia MaisAções contra advogado de empreiteiras da Lava Jato é encerrada pela 13ª Vara Federal de Curitiba
Leia MaisDefesa de Sérgio Cabral pede anulação de todos os atos do juiz Marcelo Bretas, aposentado pelo CNJ
Leia MaisOAB-SP escala Alberto Toron para atuar em inquérito contra advogado de Marcelo Câmara
Leia MaisSindicalistas resistem às novas atribuições previstas para a corporação na PEC da Segurança
Leia Mais