No olho do furacão
A Comissão de Relações Exteriores do Senado analisa na terça-feira (12) as indicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as embaixadas do Brasil na Venezuela e na Guiana. As sabatinas das embaixadoras Glivânia Maria de Oliveira e Maria Cristina de Castro Martins ocorrem justamente no período em que cresce a tensão entre os vizinhos na América do Sul.
Glivânia assumirá a embaixada em Caracas. Ela é a atual diretora-geral do Instituto Rio Branco, órgão subordinado ao Itamaraty e responsável pela formação de novos embaixadores. Já Maria Cristina ficará com o cargo em Georgetown.
Caberá às duas ajudar na intermediação de conversas entre o Brasil e os dois países, que encaram um conflito promovido pelo ditador Nicolás Maduro, que decidiu anexar a região de Essequibo, na fronteira oeste da Guiana. No fim de semana, o venezuelano promoveu um plebiscito em que, segundo o governo, 90% da população votou a favor da anexação.
Depois de fracassos com a tentativa de intermediação na Guerra da Ucrânia e com dificuldades para a evacuação de brasileiros na Faixa de Gaza, o governo Lula tentará acalmar os ânimos dos vizinhos e impedir o início de um possível conflito armado no quintal de casa.
Entre as duas embaixadoras, Glivânia é quem tem mais experiência no exterior. Já serviu nas embaixadas de Varsóvia, Londres e Assunção, assumindo a chefia do Consulado-Geral em Boston e da Embaixada no Panamá.
Maria Cristina, que trabalha atualmente no Departamento de Imigração e Cooperação Jurídica do Itamaraty, deverá assumir a chefia de um posto no exterior pela primeira vez.
Além delas, o Senado analisará as indicações para as embaixadas de Omã e Trinidad e Tobago. Para assumirem os postos, todos precisarão ser aprovados pela CRE e pelo plenário do Senado. A expectativa é de que os procedimentos terminem ainda na terça-feira.
O Bastidor publica direito de resposta a Gabriel Cepeda Gonçalves
Leia MaisEm afronta ao STF, Câmara suspende ação penal contra deputado para tentar ajudar Bolsonaro
Leia MaisFilho de Sarney, vice-presidente da CBF adere a pedido para remover Ednaldo Rodrigues da presidência
Leia MaisCâmara aprova projeto que aumenta número de vagas e pode ampliar gastos com emendas
Leia MaisJustiça dos EUA condena NSO Group a pagar milhões de dólares por hackear usuários do WhatsApp
Leia MaisA pedido do Ministério Público, juiz do Distrito Federal impede que BRB finalize compra do Master
Leia MaisPlano de trabalho prevê votar isenção do IR em julho, mas questões do relator desautorizam otimismo
Leia MaisMoraes e Fux trocam afagos enquanto STF torna réus mais 7 por participação na trama do golpe
Leia MaisAlexandre de Moraes vota por receber denúncia contra o núcleo 4 de suspeitos da trama do golpe
Leia MaisIrritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo
Leia MaisBradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador
Leia MaisDeputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação
Leia MaisPGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições
Leia MaisDefensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe
Leia MaisAdvogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador
Leia Mais