Voando alto com FGTS
O acesso seletivo e opaco de entidades privadas e bancos ao dinheiro do trabalhador e de aposentados permitiu o esquema do INSS descoberto pela Polícia Federal, mas não se limita a ele. Sem regras claras e conhecidas, o governo Lula abriu ou ampliou o acesso privado à grana do INSS e do FGTS, por meio de antecipação de recursos. Os programas são bons para quem financia, mas duvidosos para quem paga juros altos, mesmo com a garantia sólida dos ativos em posse do governo.
Após portarias do governo, por exemplo, o PicPay, dos irmãos Batista, passou a ter acesso aos aposentados e pensionistas do INSS, por meio do programa "Meu INSS Vale +" - um tipo de operação de antecipação de benefícios, com cobrança de 4,6%. Bancos concorrentes reclamaram dos termos da operação do PicPay (o único a participar do programa até agora). O governo disse que resolveria, mas a operação segue no ar.
No caso do FGTS, o acesso aparentemente privilegiado é do Bradesco. O Digio, braço digital do Bradesco, fechou parceria com Azul e Gol para financiar a venda de passagens aéreas mediante acesso ao saque-aniversário do FGTS.
O arranjo funciona assim: o cliente precisa aderir ao saque-aniversário e autorizar o Banco Digio a acessar o saldo disponível no aplicativo da Caixa. A passagem é paga à vista para Azul e Gol, mas o valor será descontado do FGTS em parcelas, acrescidas de juros.
Na prática, trata-se de um empréstimo consignado, que tem o saque-aniversário do FGTS como garantia. O arranjo entre Azul, Gol e Digio permite a antecipação de até 10 saques, ou seja, 10 anos. Embora seja uma operação de baixo risco para o Digio, os juros aplicados estão longe de serem considerados baixos.
Em uma simulação feita pela reportagem, uma passagem de R$ 2.543,08 exigiu um saldo de R$ 3.337,43 no fundo - uma diferença de 31,2%. E pode ser maior, já que, como informa o próprio aplicativo, as taxas variam com frequência.
Pacote completo
O modelo também foi adotado pela CVC para a venda de pacotes turísticos. No site da empresa, há anúncio da parceria com o Digio.
A publicidade destaca que a compra “não compromete o limite do cartão de crédito” e que não há cobrança de juros.

Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa omissão pode configurar publicidade enganosa. “A publicidade deve apresentar todas as condições da oferta de forma transparente, permitindo ao consumidor tomar uma decisão informada”, afirmou o órgão. A Senacon disse que não foi consultada sobre o arranjo.
Procurado, o Ministério do Trabalho afirmou que “não tem nada para aprovar”. Segundo a pasta, trata-se de uma relação contratual entre trabalhador e banco. “Com o dinheiro na mão, o trabalhador compra o que ele quiser: passagem aérea, ovo de Páscoa, roupa.”
A Caixa informou que apenas executa as instruções definidas pelo cliente no aplicativo do FGTS, bloqueando os valores e repassando-os à instituição financeira. A Anac declarou que não tem competência sobre o tema. Já o Ministério de Portos e Aeroportos disse que não participa da regulação do serviço.
O Bastidor procurou as companhias para saber o volume de vendas nessa modalidade. Azul e Gol disseram que os dados da operação são estratégicos e não podem ser divulgados. O Bradesco optou por não comentar. A CVC, que também oferece o modelo, não respondeu.
Em 2024, 47 bilhões de reais foram liberados pela modalidade de crédito de Antecipação do Saque-Aniversário, sendo 32 bilhões de reais repassados diretamente às instituições financeiras.
Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo
Leia MaisDeputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação
Leia MaisPGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições
Leia MaisDefensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe
Leia MaisAdvogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador
Leia MaisEm evento de luxo da OAB na Europa, procurador-geral não estará no julgamento do golpe no Supremo
Leia MaisApós cinco meses, Lula muda e indica advogado ligado ao líder no Senado para a Anvisa
Leia MaisIndicada por Gleisi, Márcia Lopes assume o Ministério das Mulheres, no lugar de Cida Gonçalves
Leia MaisComo apontado pelo Bastidor, Wolney Queiroz substitui Carlos Lupi no Ministério da Previdência
Leia MaisDino rejeita argumento de líder do PL, que se recusa a dar explicações sobre acordo de emendas
Leia MaisLula avalia candidatos ao lugar do ministro da Previdência, que caiu devido ao escândalo do INSS
Leia MaisMoraes autoriza prisão domiciliar e ex-presidente troca presídio por seu apartamento em Maceió
Leia MaisEmpresário da área de saúde Maurício Camisotti é figura-chave no escândalo do INSS
Leia MaisLíder da oposição aciona a PGR contra ministro da Previdência e pede seu afastamento
Leia Mais