Desembarque calculado
Dirigentes e parlamentares do União Brasil, embora neguem, já discutem o desembarque do governo Lula em 2026. O partido hoje comanda três ministérios – Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional – e não deu nenhuma garantia ao presidente de que estará com ele na eleição do ano que vem.
O que se prega internamente é que em 2025 o partido buscará, na Câmara e no Senado, colaborar com a governabilidade de Lula. O tom da conversa muda quando o assunto é a disputa de 2026. A sigla tem um pré-candidato, Ronaldo Caiado, mas não descarta participar do palanque de um nome viável na direita. Um dos citados é Tarcísio de Freitas.
O governo Lula está na iminência de uma reforma ministerial. O presidente quer atrelar as mudanças ao compromisso dos partidos em apoiar a sua reeleição. Não vai conseguir. A avaliação no União Brasil, por exemplo, é que o governo está de mãos atadas. Se condicionar a oferta de espaço e de cargos à sua candidatura em 2026 vai faltar partido de centro que aceite.
Lula pode até aumentar o espaço dado a outras siglas, mas elas continuarão entregando a mesma quantidade de voto que entregam hoje no Congresso. É com essa arma que partidos do Centrão sentarão à mesa com o presidente para negociar a reforma ministerial.
Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia MaisPSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia MaisViagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga
Leia MaisMPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre
Leia Mais