A Ferrari é uma bomba
O escândalo no INSS tem potencial para ser o mais danoso à popularidade do presidente Lula. O fato de as vítimas diretas da corrupção serem pessoas pobres é infinitamente mais grave do que nos casos clássicos, em que políticos e empresários se apossam do dinheiro público.
Os bilhões de reais desviados por emendas parlamentares saem do orçamento da União, mais etéreo. O dinheiro do INSS foi tirado do bolso vazio de aposentados e pensionistas e virou uma Ferrari, um Porsche e um Rolls Royce para os operadores do esquema.
Os protagonistas da fraude são sindicatos, onde Lula da Silva fez sua carreira antes de entrar para a política. As vítimas fazem parte da população mais pobre, um dos grupos de eleitores fiéis de Lula. Desde janeiro a popularidade do presidente está em seu pior momento histórico, ele perdeu a confiança até mesmo dos grupos que historicamente o apoiaram As vítimas do escândalo do INSS fazem parte deste grupo.
Até agora, o governo foi beneficiado pela oposição, que não se dedicou a explorar o caso, talvez cuidadosa pelo fato de a fraude ter atravessado todo o governo Bolsonaro. Mas o escândalo é como um vazamento em uma usina nuclear.
Esta gravidade não está espelhada nas atitudes do governo até agora. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, responsável por indicar o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que conviveu dois anos com os desvios, permanece no cargo.
Lupi tem relações com as entidades que estavam se aproveitando dos aposentados e pensionistas e levaram deles R$ 6,3 bilhões desde 2019. Desde a semana passada, com um escândalo nas costas, ele fez o seguinte: tentou manter Stefanutto no cargo, deu entrevistas desastradas e foi à comissão de Previdência da Câmara, onde foi ajudado por parlamentares governistas. Em nenhuma dessas frentes, o ministro deu as respostas necessárias.
Lula tem dificuldades de demitir ministros, prefere que eles peçam para sair. Desde a quinta-feira, dia 24, o Planalto vaza informações contra Lupi para forçá-lo a pedir demissão. Frágil no Congresso, Lula reluta em tirar um ministro que se tornou um zumbi para não correr o risco de perder, ainda que momentaneamente, o apoio do PDT.
Lupi é dono do PDT há mais de 20 anos, desde a morte de Leonel Brizola. Foi ministro do Trabalho no governo Dilma e teve de sair, quando seus assessores foram acusados de cobrar propina de ONGs para firmar convênios.
Na semana passada, o governo tentou fazer uma espécie de explosão controlada da bomba. Fez um anúncio conjunto da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União e promoveu uma entrevista coletiva com três ministros. Prometeu criar uma forma de devolver o dinheiro às vítimas, mas sem prazo.
A Polícia Federal começa a divulgar detalhes da investigação, que mostra como o dinheiro dos aposentados foi desviado e o que virou. Cada uma das vítimas poderá pensar naquele dinheiro descontado do seu pagamento, talvez fazer uma soma, e comparar com carros e proprietários que os responsáveis pelos desvios compraram. 2026 está logo ali.
STF mantém prisão de Collor por seis votos a quatro
Leia MaisConselheiro da Eletrobras foi advertido por acusar colegas e divulgar documentos sigilosos.
Leia MaisHugo Motta diz que projeto de isenção do IR deve ficar para o 2º semestre.
Leia MaisDino intima Sóstenes Cavalcanti a esclarecer acordo paralelo para repartir emendas parlamentares
Leia MaisEconomista não vai mais disputar uma vaga no conselho fiscal da Eletrobras.
Leia MaisPortugal, Espanha e outros países da Europa vivem dia de apagão, com causas ainda desconhecidas
Leia MaisSupremo se articula e evita que prisão de Collor fique só na conta de Moraes
Leia MaisFux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido
Leia MaisTribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores
Leia MaisAliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom
Leia MaisGilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar
Leia MaisAlex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia Mais