A Ferrari é uma bomba
O escândalo no INSS tem potencial para ser o mais danoso à popularidade do presidente Lula. O fato de as vítimas diretas da corrupção serem pessoas pobres é infinitamente mais grave do que nos casos clássicos, em que políticos e empresários se apossam do dinheiro público.
Os bilhões de reais desviados por emendas parlamentares saem do orçamento da União, mais etéreo. O dinheiro do INSS foi tirado do bolso vazio de aposentados e pensionistas e virou uma Ferrari, um Porsche e um Rolls Royce para os operadores do esquema.
Os protagonistas da fraude são sindicatos, onde Lula da Silva fez sua carreira antes de entrar para a política. As vítimas fazem parte da população mais pobre, um dos grupos de eleitores fiéis de Lula. Desde janeiro a popularidade do presidente está em seu pior momento histórico, ele perdeu a confiança até mesmo dos grupos que historicamente o apoiaram As vítimas do escândalo do INSS fazem parte deste grupo.
Até agora, o governo foi beneficiado pela oposição, que não se dedicou a explorar o caso, talvez cuidadosa pelo fato de a fraude ter atravessado todo o governo Bolsonaro. Mas o escândalo é como um vazamento em uma usina nuclear.
Esta gravidade não está espelhada nas atitudes do governo até agora. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, responsável por indicar o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que conviveu dois anos com os desvios, permanece no cargo.
Lupi tem relações com as entidades que estavam se aproveitando dos aposentados e pensionistas e levaram deles R$ 6,3 bilhões desde 2019. Desde a semana passada, com um escândalo nas costas, ele fez o seguinte: tentou manter Stefanutto no cargo, deu entrevistas desastradas e foi à comissão de Previdência da Câmara, onde foi ajudado por parlamentares governistas. Em nenhuma dessas frentes, o ministro deu as respostas necessárias.
Lula tem dificuldades de demitir ministros, prefere que eles peçam para sair. Desde a quinta-feira, dia 24, o Planalto vaza informações contra Lupi para forçá-lo a pedir demissão. Frágil no Congresso, Lula reluta em tirar um ministro que se tornou um zumbi para não correr o risco de perder, ainda que momentaneamente, o apoio do PDT.
Lupi é dono do PDT há mais de 20 anos, desde a morte de Leonel Brizola. Foi ministro do Trabalho no governo Dilma e teve de sair, quando seus assessores foram acusados de cobrar propina de ONGs para firmar convênios.
Na semana passada, o governo tentou fazer uma espécie de explosão controlada da bomba. Fez um anúncio conjunto da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União e promoveu uma entrevista coletiva com três ministros. Prometeu criar uma forma de devolver o dinheiro às vítimas, mas sem prazo.
A Polícia Federal começa a divulgar detalhes da investigação, que mostra como o dinheiro dos aposentados foi desviado e o que virou. Cada uma das vítimas poderá pensar naquele dinheiro descontado do seu pagamento, talvez fazer uma soma, e comparar com carros e proprietários que os responsáveis pelos desvios compraram. 2026 está logo ali.
Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia MaisPSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia MaisViagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga
Leia MaisMPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre
Leia Mais