Os golpistas legalistas
A necessidade de argumento jurídico foi um dos assuntos mais comentados pelo segundo escalão do planejamento golpista. Haver uma tese jurídica que se amoldasse o máximo possível à Constituição de 1988 era o que faltava para convencer o general Freire Gomes, segundo militares e ex-militares que eram insuflados por Jair Bolsonaro.
Sabe-se agora que o ex-comandante do Exército e Baptista Júnior, então chefe da Aeronáutica, ganhavam tempo para impedir Bolsonaro de trocar encarregados das forças resistentes ao golpe. Mas, entre novembro e dezembro de 2022, os militares Mauro Cid, Ailton Barros, Laércio Vergílio, Bernardo Romão acreditavam que Freire Gomes tinha medo das consequências caso o plano falhasse.
Laércio cita em conversa com Ailton Barros que o currículo do advogado Ives Gandra Martins pesaria para convencer Freire Gomes de que o golpe era uma forma de garantir a democracia.
Ives Gandra criou a tese, argumentando que as Forças Armadas também eram Poderes e que tinham como missão garantir a harmonia entre os poderes. É com esse espírito que Laércio diz à PF que defendeu a prisão de Alexandre de Moraes, num áudio enviado a Ailton Barros, "para volta da normalidade institucional".
Sem convencer Freire Gomes, seria preciso trocar a chefia do Exército, pois a Marinha, sozinha, não teria poder para impedir a posse do governo eleito. A saída buscada pelo bolsonarismo, segundo suspeita a Polícia Federal, seria o general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, que se reuniu três vezes com Bolsonaro no fim de 2022.
Bernardo Romão afirma à PF que foi procurado por Mauro Cid para repassar ao colega o telefone de Cleverson Ney, assistente de Theophilo. Segundo Romão, Cid estaria interessado em Gaspar de Oliveira - para o lugar de Freire Gomes - porque o militar teria perfil de "alguém que pudesse cumprir ordens".
Em seu depoimento à PF, Theophilo garantiu que só conversou amenidades nas três reuniões que teve com Bolsonaro, entre novembro e dezembro de 2022; duas delas com Freire Gomes. Afirmou que compareceu ao terceiro encontro, em 9 de dezembro, porque o então chefe do Exército mandou.
Nesta mesma data, segundo áudio obtido pela PF, Jair Bolsonaro mexeu na minuta do golpe. Ao ser confrontado com a informação, Theophilo se calou. Leia o trecho abaixo:

Para piorar, Freire Gomes contradiz Theophilo. Afirma que nunca deu ordem para visita a Bolsonaro. Também destaca à PF que não gostou da ida do subalterno ao então presidente sem autorização. Atos assim são considerados quebra de comando dentro da caserna.
Dino pede à Caixa, BB e BNB que apresentem soluções técnicas para padronizar pagamento de emendas.
Leia MaisMinistro do TCU diz a pessoas próximas que Pacheco hoje é favorito para possível vaga no STF
Leia MaisRicardo Andrade Saadi, delegado da PF, assume a presidência do órgão subordinado ao Banco Central
Leia MaisCosta Câmara é preso por conversa do seu advogado com Mauro Cid; que passou ileso por Moraes
Leia MaisPor unanimidade, ministros do STF concedem proteção vitalícia a ex-integrantes da corte
Leia MaisDireita trava votação de acordo de extradição com a Argentina, que pode atingir fugitivos
Leia MaisColegas disseram ele parecia mais um integrante do governo do que presidente da Câmara
Leia MaisO dossiê da Abin
PF indicia corregedor por produzir informações contra antecessora e tentar desviar investigação
Leia Mais2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato
Leia MaisConversa a sós na Abin
Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF
Leia MaisComissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre
Leia MaisAneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa
Leia MaisDeputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia Mais