No quintal de Alcolumbre

Alisson Matos
Publicada em 28/05/2024 às 09:00
Josué chegou ao posto com o suporte do irmão senador, que quer emplacá-lo como prefeito de Marabá Foto: Reprodução/redes sociais

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá e suplente do senador Davi Alcolumbre, José Alcolumbre, deu aval a uma licitação que rendeu a uma empresa ligada a um dos seus diretores um contrato que ultrapassa 1 milhão de reais por ano.

Josiel Alcolumbre, como é conhecido, assumiu em janeiro de 2023 a Presidência do conselho em um mandato que vai até 2026. Chegou ao posto com o apoio do irmão senador, que quer emplacá-lo como prefeito de Macapá na eleição deste ano. Em 2020, Josiel foi derrotado por Dr. Furlan, que tentará a reeleição.

Meses após tomar posse, passou pelo conselho comandado por Josielum pregão com o objetivo de contratar uma locadora de veículos para fornecer carros a funcionários da instituição. O edital, publicado em abril de 2023, dizia que o valor orçado para os serviços era de aproximadamente 2 milhões de reais.

A grande vencedora foi a TCAR Locação de Veículos, que tem como dono, segundo registros da Receita Federal,  Leonardo Costa Houat, primo do diretor de administração e finanças do Sebrae-AP, Marcell Houat Harb. A empresa, fundada em 2011, tem sede em Belém, no Pará, e filiais em outros estados.

Meses antes da realização do pregão, que ocorreu em maio, Josiel Alcolumbre chegou a assinar uma resolução de alteração no regimento interno do Sebrae em que consta que a assessoria de licitações ficaria subordinada justamente à diretoria de administração e finanças, cujo titular é Marcell Houat Harb.

O código de ética do Sebrae deixa claro alguns potenciais conflitos de interesse que devem ser evitados. O documento condena, por exemplo, a participação em circunstâncias em que estejam envolvidos membros da instituição e pessoas com atividades comerciais ou de negócios que possam comprometer a imparcialidade ou gerar tratamento preferencial.

Ao Bastidor, o Sebrae disse que o seu regulamento interno impede a participação em licitações de parentes de até terceiro grau de dirigentes ou conselheiros. Primos, acrescentou a instituição, são parentes de quarto grau, portanto têm permissão para concorrer.

O contrato firmado entre o Sebrae e a TCAR em 2023 rendeu, somente no primeiro ano de vigência, mais de 1,5 milhão de reais, segundo dados obtidos pelo Bastidor. Desse valor, já foi pago mais de 1,3 milhão. O vínculo venceu neste mês, mas foi prorrogado por mais um ano. O limite de renovação é de 60 meses.

O Bastidor, por mais de uma vez, solicitou ao Sebrae-AP a cópia do contrato para esclarecer os valores envolvidos e os argumentos para prorrogação. A instituição limitou-se a confirmar os números citados pela reportagem, mas não informou quanto será desembolsado a partir do segundo ano de vínculo. Disse que o contrato é “por demanda” e que pode haver reajuste.

Ressaltou, ainda, que as atribuições sobre licitações não recaem exclusivamente sobre a Diretoria de Administração e Finanças, pois passam também pela diretoria executiva, que tem Josiel Alcolumbre à frente, e citou que a TCAR desde 2018 presta serviços ao Sebrae.

Conexões

O próprio diretor de administração e finanças do Sebrae-AP, Marcell Houat Harb, tem atuação de destaque no mercado de locação de veículos. Em seu currículo de apresentação no site da instituição, consta que o empresário "sempre atuou no setor privado e como sócio-administrador de empresas de variados setores da economia amapaense, entre eles, hotelaria e locação de veículos". Marcell é dono da Unidas Rent a Car, com sede em Macapá.

A influência da família vai além do setor privado. O irmão de Marcell, Michel Houat Harb, é conselheiro do Tribunal de Contas do Amapá. Foi indicado para o posto em 2015, pelo então governador Waldez Góes, hoje ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo de Luiz Inácio Lula da Siva com o aval de Alcolumbre. Antes, foi deputado estadual.

Com os irmãos como protagonistas, o TCE e o Sebrae já assinaram termo de cooperação no Amapá. É a segunda vez que Marcell ocupa a direção de administração e finanças da instituição. A primeira foi no triênio 2019-2022.

Dino dá 90 dias para PF concluir investigação sobre envolvimento do senador no caso Postalis

Leia Mais

Questionar a saúde de Lula entra no cardápio de temas para a oposição explorar em 2026

Leia Mais

É mais complexa do que aparenta a falta de posição do governo na disputa pelo comando da Câmara

Leia Mais

CVM abre novo processo contra oito executivos da empresa por uso de informações privilegiadas.

Leia Mais

Receita Federal, PGR, PGFN e PF fazem acordo para compartilhar dados sobre fraudes tributárias

Leia Mais

Corte de luz

18/10/2024 às 15:37

Aneel abre investigação que pode retirar concessão da Enel após apagão que afetou milhões em SP

Leia Mais

Acusado pelo atentado à associação judaica Amia de Buenos Aires usa rede social e fala em vingança

Leia Mais

Coaf identifica transação atípica de Paulo Moura Ribeiro, do STJ, em esquema de venda de sentenças

Leia Mais

Sem guarda chuva

18/10/2024 às 12:32

Líder nas pesquisas, Ricardo Nunes avisa que faltará a quarto debate em São Paulo se chover

Leia Mais

Governo diz que começou a implementar proibição de uso dos cartões de benefício para apostas online

Leia Mais

Desfaz tudo

17/10/2024 às 18:52

Aneel pede à juíza que ajudou Amazonas Energia para desfazer transferência de controle para a Âmbar.

Leia Mais

Justiça suspende por 1 ano ação sobre multa de 10,3 bilhões imposta à J&F por corrupção

Leia Mais

PGR indica que aliados de Bolsonaro podem ter ligação com vandalismo de 8 de janeiro de 2023

Leia Mais

As duas ilesas

17/10/2024 às 13:52

Deloitte e Alvarez & Marsal escapam de denúncias em ações de recuperações judiciais e falências

Leia Mais

A Saúde de Lira

17/10/2024 às 10:59

Ministério mais rico da Esplanada é o desejo do presidente da Câmara para quando deixar o cargo

Leia Mais