No quintal de Alcolumbre
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae do Amapá e suplente do senador Davi Alcolumbre, José Alcolumbre, deu aval a uma licitação que rendeu a uma empresa ligada a um dos seus diretores um contrato que ultrapassa 1 milhão de reais por ano.
Josiel Alcolumbre, como é conhecido, assumiu em janeiro de 2023 a Presidência do conselho em um mandato que vai até 2026. Chegou ao posto com o apoio do irmão senador, que quer emplacá-lo como prefeito de Macapá na eleição deste ano. Em 2020, Josiel foi derrotado por Dr. Furlan, que tentará a reeleição.
Meses após tomar posse, passou pelo conselho comandado por Josielum pregão com o objetivo de contratar uma locadora de veículos para fornecer carros a funcionários da instituição. O edital, publicado em abril de 2023, dizia que o valor orçado para os serviços era de aproximadamente 2 milhões de reais.
A grande vencedora foi a TCAR Locação de Veículos, que tem como dono, segundo registros da Receita Federal, Leonardo Costa Houat, primo do diretor de administração e finanças do Sebrae-AP, Marcell Houat Harb. A empresa, fundada em 2011, tem sede em Belém, no Pará, e filiais em outros estados.
Meses antes da realização do pregão, que ocorreu em maio, Josiel Alcolumbre chegou a assinar uma resolução de alteração no regimento interno do Sebrae em que consta que a assessoria de licitações ficaria subordinada justamente à diretoria de administração e finanças, cujo titular é Marcell Houat Harb.
O código de ética do Sebrae deixa claro alguns potenciais conflitos de interesse que devem ser evitados. O documento condena, por exemplo, a participação em circunstâncias em que estejam envolvidos membros da instituição e pessoas com atividades comerciais ou de negócios que possam comprometer a imparcialidade ou gerar tratamento preferencial.
Ao Bastidor, o Sebrae disse que o seu regulamento interno impede a participação em licitações de parentes de até terceiro grau de dirigentes ou conselheiros. Primos, acrescentou a instituição, são parentes de quarto grau, portanto têm permissão para concorrer.
O contrato firmado entre o Sebrae e a TCAR em 2023 rendeu, somente no primeiro ano de vigência, mais de 1,5 milhão de reais, segundo dados obtidos pelo Bastidor. Desse valor, já foi pago mais de 1,3 milhão. O vínculo venceu neste mês, mas foi prorrogado por mais um ano. O limite de renovação é de 60 meses.
O Bastidor, por mais de uma vez, solicitou ao Sebrae-AP a cópia do contrato para esclarecer os valores envolvidos e os argumentos para prorrogação. A instituição limitou-se a confirmar os números citados pela reportagem, mas não informou quanto será desembolsado a partir do segundo ano de vínculo. Disse que o contrato é “por demanda” e que pode haver reajuste.
Ressaltou, ainda, que as atribuições sobre licitações não recaem exclusivamente sobre a Diretoria de Administração e Finanças, pois passam também pela diretoria executiva, que tem Josiel Alcolumbre à frente, e citou que a TCAR desde 2018 presta serviços ao Sebrae.
Conexões
O próprio diretor de administração e finanças do Sebrae-AP, Marcell Houat Harb, tem atuação de destaque no mercado de locação de veículos. Em seu currículo de apresentação no site da instituição, consta que o empresário "sempre atuou no setor privado e como sócio-administrador de empresas de variados setores da economia amapaense, entre eles, hotelaria e locação de veículos". Marcell é dono da Unidas Rent a Car, com sede em Macapá.
A influência da família vai além do setor privado. O irmão de Marcell, Michel Houat Harb, é conselheiro do Tribunal de Contas do Amapá. Foi indicado para o posto em 2015, pelo então governador Waldez Góes, hoje ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do governo de Luiz Inácio Lula da Siva com o aval de Alcolumbre. Antes, foi deputado estadual.
Com os irmãos como protagonistas, o TCE e o Sebrae já assinaram termo de cooperação no Amapá. É a segunda vez que Marcell ocupa a direção de administração e finanças da instituição. A primeira foi no triênio 2019-2022.
Assembleia-Geral de Credores da massa falida aprova plano de liquidação de ativos proposta pelo BofA
Leia MaisMoraes concede liberdade a Daniel Silveira, mas o proíbe de ter contato com investigados por golpe
Leia MaisConvicto de sua força política, o empresário Marcos Moura ficou irritado por passar nove dias preso
Leia MaisAgência tira de pauta pedido ampliação do prazo da Amazonas Energia após decisão de juíza
Leia MaisDesembargadora Daniele Maranhão solta Marcos Moura e outros suspeitos presos na operação Overclean
Leia MaisIrmã do ministro da Casa Civil, Rui Costa, assinou contrato com empresa que foi alvo da PF
Leia MaisAGU pede que CVM e PF investiguem quem postou frases falsas de Gabriel Galípolo sobre o dólar
Leia MaisJustiça encerra atividades da Sete Brasil, estatal criada para financiar sondas da Petrobras
Leia MaisMastercard é proibida pela Senacon de reajustar tarifas de crédito e débito em até 62%
Leia MaisLula disse a interlocutores que dará preferência ao PSD para apontar seu vice na sucessão
Leia MaisJustiça interfere de novo e dá uma força para Âmbar, dos irmãos Batista, comprar a Amazonas Energia
Leia MaisEmpresa com licença do governo paranaense opera com máquinas iguais a caça-níqueis em Curitiba
Leia MaisSetor reclama que relatores da reforma tributária mudaram texto e produto vai pagar mais impostos
Leia MaisIrmão do dono da empresa suspensa pela ANP compra terreno de massa falida de outra distribuidora
Leia MaisLula indica advogado petista e amigo Wadih Damous para a ANS; sabatina será no ano que vem
Leia Mais