Anistia postal

Samuel Nunes
Publicada em 26/01/2023 às 09:38
Empresa não detalhou como pretende seguir com o processo para anistiar funcionários demitidos durante o governo Bolsonaro Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O presidente interino dos Correios, Heglehyschynton Marçal, instaurou nesta semana um Comitê de Anistia para reavaliar demissões ocorridas durante o governo Bolsonaro. O principal sindicato da categoria afirma que houve perseguições nos últimos quatro anos.

Marçal é originalmente diretor Econômico-Financeiro, de Tecnologia e Segurança da Informação dos Correios. Ocupa a presidência desde o começo do ano, enquanto o governo não define do novo presidente. A interinidade, no entanto, não o impediu de formar o comitê.

Os ex-funcionários que se sentiram prejudicados podem encaminhar as denúncias por meio da Ouvidoria dos Correios. A empresa não detalhou como as reclamações serão processadas, nem se haverá reintegração dos demitidos.

Esta não é a primeira vez que os Correios consideram a concessão de anistia a ex-funcionários. Em abril de 2016, o então vice-presidente da empresa, Heli Siqueira de Azevedo, reintegrou funcionários que haviam sido demitidos. A decisão foi baseada na Lei 8632/93, que determina a anistia a representantes sindicais que possam ter sofrido punições por motivação política.

O advogado Ricardo Kanayama explica que procedimentos de anistia no serviço público não são comuns. Segundo ele, casos de reintegração de servidores públicos normalmente são analisados por meio da revisão dos procedimentos administrativos disciplinares (PADs) ou pela via judicial.

No Judiciário, essas ações podem levar anos. “Quando se reconhece que a demissão foi injusta, ele tem o direito de receber o que receberia se não fosse demitido e o tempo de serviço é contabilizado para aposentadoria”, diz Kanayama. 

Bastidor pediu esclarecimentos aos Correios, mas a empresa não se manifestou. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), que representa a maior parte dos funcionários da estatal também foi procurada, mas não respondeu.

Quem vai mandar

O advogado Fabiano Silva dos Santos, coordenador adjunto grupo Prerrogativas, é o mais cotado para assumir a empresa. A entidade reúne advogados críticos da Lava Jato. Mas o nome dele ainda não foi oficializado e há muitas especulações. O ex-deputado Vicentinho, do PT, também já foi cogitado para o posto.

Os Correios têm um histórico ligado à corrupção. Foi na empresa que surgiram as primeiras provas da existência do Mensalão, escândalo político que quase derrubou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no primeiro mandato.

Na gestão de Jair Bolsonaro, a empresa foi colocada no Programa Nacional de Desestatização, mas a venda nunca saiu do plano das ideias do presidente e do ex-ministro Paulo Guedes. Ao assumir, Lula retirou a estatal e várias outras companhias dessa condição, incluindo a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Petrobras.

Ao assumir o cargo, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que pretende fortalecer os Correios durante a gestão na pasta. “Vamos aumentar os investimentos de modernização, e desencadear agressivo aporte de atualização do parque tecnológico e dos insumos logísticos para, assim, seguir recuperando a imagem e a credibilidade dos serviços”, disse à época. 

Atualização às 13h41 de 26 de janeiro de 2023: o texto foi alterado para corrigir o sobrenome do advogado Fabiano Silva dos Santos.

Deputados aprovam convite para diretores após caso revelado pelo Bastidor sobre royalties

Leia Mais

A articulação política do governo trabalha para que a sessão seja adiada para o mês que vem

Leia Mais

Ainda sob risco

24/04/2024 às 07:00

A sobrevida no comando da Petrobras não significa que a pressão sobre Prates tenha diminuído

Leia Mais

Fim da aclamação

23/04/2024 às 12:00

Eleição de Salomão a vice-presidente provoca mudança no sistema de eleições do STJ

Leia Mais

Chances de indicação de um bolsonarista raiz para a vaga de vice caíram consideravelmente

Leia Mais

TST colocou o presidente Lula em uma intrincada escolha para o novo ministro

Leia Mais

Manifestação em defesa de Jair Bolsonaro é - e será - comício do PL para eleição municipal

Leia Mais

Defesas de empreiteiras contam com prorrogação de prazo para renegociar acordos de leniência

Leia Mais

Bola com Dino

21/04/2024 às 13:44

Desembargadores afastados da funções pelo CNJ pedem que STF corrija erros de Luís Felipe Salomão.

Leia Mais

Ligação suspeita

20/04/2024 às 06:00

Advogada que atuou para Luiz Estevão ajudou a julgar servidores que o contrariaram na cadeia

Leia Mais

Flávio Dino desengaveta reclamação que leva STF de volta à discussão das emendas de relator.

Leia Mais

Avanço da PEC do Quinquênio é compromisso de Pacheco e Alcolumbre com integrantes do Judiciário

Leia Mais

Pressa para gastar

18/04/2024 às 19:00

Plenário do Senado começará a decidir sobre a PEC do Quinquênio a partir da próxima semana

Leia Mais

Governo volta a colocar Alexandre Padilha no centro do controle das emendas parlamentares

Leia Mais

Defesa de Bolsonaro é apenas uma justificativa para ato de pré-campanha eleitoral

Leia Mais