O Google na mira da Justiça
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu abrir uma ação antitruste contra o Google, argumentando que a empresa promove concorrência desleal ao concentrar a maior parte das tecnologias para a venda e distribuição de anúncios online. O processo foi apresentado nesta terça-feira (24), pelo Procurador-Geral de Justiça do país.
A ação foi assinada também pelos procuradores-gerais de oito estados americanos, incluindo Califórnia e Nova York, algumas das mais ricas e populosas unidades da federação. Os procuradores norte-americanos afirmam que o Google monopoliza as ferramentas de venda e distribuição de anúncios, obrigando empresas menores a contratar esses serviços, sob risco de não conseguirem espaço no universo digital.
Em todo o mundo, o Google fatura anualmente cerca de US$ 200 bilhões com anúncios, sendo, ao lado da Meta, a maior empresa do ramo no planeta. No ano passado, as duas empresas concentraram 48,8% de todas as receitas de publicidade online.
Na ação, os procuradores reclamam que o Google obriga criadores de sites e anunciantes a usar as plataformas da empresa para obterem sucesso maior na publicação de anúncios. Para isso, a empresa atua nas duas pontas, vendendo serviços para os desenvolvedores e anunciantes, que garantem um resultado mais eficaz. Eles pedem que a empresa seja obrigada a vender parte das operações aos concorrentes.
Além disso, o Google também é acusado de comprar empresas menores que tentam crescer no setor de anúncios online, com o objetivo de diminuir a concorrência e de manipular o leilão e o preço dos anúncios em benefício próprio.
Os procuradores alegam que a prática, que já dura ao menos 15 anos, prejudica sobremaneira o mercado publicitário nos Estados Unidos.
Segundo o Wall Street Journal, um porta-voz do Google disse que a empresa pretende provar na Justiça que os argumentos do Departamento de Justiça são fracos e que, caso a Procuradoria tenha sucesso na ação, a iniciativa colocará em risco o desenvolvimento de novas tecnologias, além de dificultar que pequenas empresas possam crescer no ambiente digital.
Com a abertura do processo, as ações da Alphabet, controladora do Google, caíram 1,98% nesta terça-feira. Isso está relacionado ao processo, já que cerca de 80% das receitas da companhia são provenientes do mercado de anúncios.
Leia abaixo a íntegra da denúncia (em inglês):
Moraes desativa conta no X após embates com Elon Musk e multas milionárias
Leia MaisFamília alvo do MP por ligação com o PCC consegue autorização para abrir empresa de combustível
Leia MaisMinistro multa X e pressiona Rumble enquanto enfrenta processo nos EUA por censura na internet
Leia MaisVontade de Sandoval Feitosa pode custar até 8 milhões de reais extras anuais à Aneel.
Leia MaisToffoli anula processos da Lava Jato contra o ex-ministro de Lula, mas mantêm válida a delação dele.
Leia MaisMoraes tornou público os vídeos da delação de Mauro Cid, o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro
Leia MaisSTJ aceita denúncia contra Lígia Maria e seus filhos, acusados de vender sentenças a grileiros
Leia MaisAmazonas Energia pede que TRF1 coordene um acerto capaz de blindar sua venda para a Âmbar Energia
Leia MaisParticipação de militares foi fundamental para o plano de golpe de Bolsonaro, diz PGR
Leia MaisSob risco de ser preso e perder benefícios, Mauro Cid falou mais a Alexandre Moraes em novembro
Leia MaisA PGR diz que Bolsonaro tentou desacreditar as urnas e atacar o TSE para justificar golpe
Leia MaisDenúncia da PGR deixa margem para contestações que se originaram ainda no relatório da PF
Leia MaisPGR denuncia Jair Bolsonaro como cabeça de grupo que queria impedir posse de Lula
Leia MaisPGR acusa ex-presidente de tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito
Leia Mais