O Google na mira da Justiça

Samuel Nunes
Publicada em 24/01/2023 às 19:28
Abertura de processo derrubou as ações do Google no pregão desta terça-feira Foto: Greg Bulla/Unsplash

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu abrir uma ação antitruste contra o Google, argumentando que a empresa promove concorrência desleal ao concentrar a maior parte das tecnologias para a venda e distribuição de anúncios online. O processo foi apresentado nesta terça-feira (24), pelo Procurador-Geral de Justiça do país.

A ação foi assinada também pelos procuradores-gerais de oito estados americanos, incluindo Califórnia e Nova York, algumas das mais ricas e populosas unidades da federação. Os procuradores norte-americanos afirmam que o Google monopoliza as ferramentas de venda e distribuição de anúncios, obrigando empresas menores a contratar esses serviços, sob risco de não conseguirem espaço no universo digital.

Em todo o mundo, o Google fatura anualmente cerca de US$ 200 bilhões com anúncios, sendo, ao lado da Meta, a maior empresa do ramo no planeta. No ano passado, as duas empresas concentraram 48,8% de todas as receitas de publicidade online.

Na ação, os procuradores reclamam que o Google obriga criadores de sites e anunciantes a usar as plataformas da empresa para obterem sucesso maior na publicação de anúncios. Para isso, a empresa atua nas duas pontas, vendendo serviços para os desenvolvedores e anunciantes, que garantem um resultado mais eficaz. Eles pedem que a empresa seja obrigada a vender parte das operações aos concorrentes.

Além disso, o Google também é acusado de comprar empresas menores que tentam crescer no setor de anúncios online, com o objetivo de diminuir a concorrência e de manipular o leilão e o preço dos anúncios em benefício próprio.

Os procuradores alegam que a prática, que já dura ao menos 15 anos, prejudica sobremaneira o mercado publicitário nos Estados Unidos.

Segundo o Wall Street Journal, um porta-voz do Google disse que a empresa pretende provar na Justiça que os argumentos do Departamento de Justiça são fracos e que, caso a Procuradoria tenha sucesso na ação, a iniciativa colocará em risco o desenvolvimento de novas tecnologias, além de dificultar que pequenas empresas possam crescer no ambiente digital.

Com a abertura do processo, as ações da Alphabet, controladora do Google, caíram 1,98% nesta terça-feira. Isso está relacionado ao processo, já que cerca de 80% das receitas da companhia são provenientes do mercado de anúncios.

Leia abaixo a íntegra da denúncia (em inglês):

Moraes desativa conta no X após embates com Elon Musk e multas milionárias

Leia Mais

Família alvo do MP por ligação com o PCC consegue autorização para abrir empresa de combustível

Leia Mais

Ministro multa X e pressiona Rumble enquanto enfrenta processo nos EUA por censura na internet

Leia Mais

O sonho do aluguel

20/02/2025 às 20:15

Vontade de Sandoval Feitosa pode custar até 8 milhões de reais extras anuais à Aneel.

Leia Mais

A vez de Palocci

20/02/2025 às 18:25

Toffoli anula processos da Lava Jato contra o ex-ministro de Lula, mas mantêm válida a delação dele.

Leia Mais

Moraes tornou público os vídeos da delação de Mauro Cid, o ajudante de ordens de Jair Bolsonaro

Leia Mais

STJ aceita denúncia contra Lígia Maria e seus filhos, acusados de vender sentenças a grileiros

Leia Mais

Amazonas Energia pede que TRF1 coordene um acerto capaz de blindar sua venda para a Âmbar Energia

Leia Mais

Participação de militares foi fundamental para o plano de golpe de Bolsonaro, diz PGR

Leia Mais

Apertou, mudou

19/02/2025 às 17:39

Sob risco de ser preso e perder benefícios, Mauro Cid falou mais a Alexandre Moraes em novembro

Leia Mais

A fraude era fake

19/02/2025 às 14:23

A PGR diz que Bolsonaro tentou desacreditar as urnas e atacar o TSE para justificar golpe

Leia Mais

Denúncia da PGR deixa margem para contestações que se originaram ainda no relatório da PF

Leia Mais

PGR denuncia Jair Bolsonaro como cabeça de grupo que queria impedir posse de Lula

Leia Mais

PGR acusa ex-presidente de tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Leia Mais

Ministério de Minas e Energia anuncia que Brasil integrará a Opep+


Leia Mais