O Google na mira da Justiça
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos decidiu abrir uma ação antitruste contra o Google, argumentando que a empresa promove concorrência desleal ao concentrar a maior parte das tecnologias para a venda e distribuição de anúncios online. O processo foi apresentado nesta terça-feira (24), pelo Procurador-Geral de Justiça do país.
A ação foi assinada também pelos procuradores-gerais de oito estados americanos, incluindo Califórnia e Nova York, algumas das mais ricas e populosas unidades da federação. Os procuradores norte-americanos afirmam que o Google monopoliza as ferramentas de venda e distribuição de anúncios, obrigando empresas menores a contratar esses serviços, sob risco de não conseguirem espaço no universo digital.
Em todo o mundo, o Google fatura anualmente cerca de US$ 200 bilhões com anúncios, sendo, ao lado da Meta, a maior empresa do ramo no planeta. No ano passado, as duas empresas concentraram 48,8% de todas as receitas de publicidade online.
Na ação, os procuradores reclamam que o Google obriga criadores de sites e anunciantes a usar as plataformas da empresa para obterem sucesso maior na publicação de anúncios. Para isso, a empresa atua nas duas pontas, vendendo serviços para os desenvolvedores e anunciantes, que garantem um resultado mais eficaz. Eles pedem que a empresa seja obrigada a vender parte das operações aos concorrentes.
Além disso, o Google também é acusado de comprar empresas menores que tentam crescer no setor de anúncios online, com o objetivo de diminuir a concorrência e de manipular o leilão e o preço dos anúncios em benefício próprio.
Os procuradores alegam que a prática, que já dura ao menos 15 anos, prejudica sobremaneira o mercado publicitário nos Estados Unidos.
Segundo o Wall Street Journal, um porta-voz do Google disse que a empresa pretende provar na Justiça que os argumentos do Departamento de Justiça são fracos e que, caso a Procuradoria tenha sucesso na ação, a iniciativa colocará em risco o desenvolvimento de novas tecnologias, além de dificultar que pequenas empresas possam crescer no ambiente digital.
Com a abertura do processo, as ações da Alphabet, controladora do Google, caíram 1,98% nesta terça-feira. Isso está relacionado ao processo, já que cerca de 80% das receitas da companhia são provenientes do mercado de anúncios.
Leia abaixo a íntegra da denúncia (em inglês):
Supremo se articula e evita que prisão de Collor fique só na conta de Moraes
Leia MaisFux rejeita golpe e propõe pena menor para cabeleireira do 8 de janeiro, mas fica vencido
Leia MaisTribunal de Nova York condena George Santos a sete anos de prisão por roubo a doadores
Leia MaisAliados do ministro da Previdência atribuem sua fritura após episódio do INSS ao colega da Secom
Leia MaisGilmar leva caso do ex-presidente ao plenário físico e Moraes mantém prisão e nega domiciliar
Leia MaisAlex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia MaisMesa Diretora da Câmara cassa o mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco
Leia MaisAlexandre de Moraes determina prisão imediata de ex-presidente, após rejeitar último recurso
Leia MaisZanin prorroga afastamento de desembargadores do TJMS investigados por venda de decisões
Leia MaisCom delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras
Leia MaisEmpresa diz que houve acesso não autorizado a uma base de dados, mas nenhuma operação foi feita
Leia Mais