A manobra da manobra na Agência Nacional de Mineração
Após o Bastidor expor a articulação para que o advogado Frederico Munia Machado voltasse à chefia jurídica da Agência Nacional de Mineração, o consórcio político e econômico que manda no setor tenta um plano B: emplacar no cargo o procurador federal Márcio Chaves de Castro. Os nomes mudam, mas não muda o objetivo desse grupo - aparelhar por completo a ANM. Sem o controle da principal caneta jurídica da ANM, é impossível entregar o que os patrocinadores políticos e empresariais de alguns dos principais diretores e assessores esperam da agência.
A pressa - e a pressão - para resolver essa pendência é tamanha que o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, tentou aprovar a indicação de Márcio Chaves de Castro numa reunião administrativa, sem que esse item estivesse na pauta. Um dos diretores percebeu a manobra e disse ser contra o jeitinho. Pressionado, Sousa marcou uma reunião para hoje (sexta), às 14h, com o objetivo de tentar emplacar Márcio Chaves de Castro. A estratégia não mudou: aprovar o nome dele antes que haja possibilidade de escrutínio acerca do indicado e debate amplo sobre a adequação dele à posição. Tudo o quanto antes; tudo sob silêncio e mediante máxima discrição.
Conforme o Bastidor vem revelando, a ANM está cada vez mais capturada por interesses alheios ao do público. Há influência decisiva de políticos, empresas de mineração e escritórios de advocacia. É um consórcio informal que comunga de interesses convergentes e determina os rumos da mineração no país. Inclui políticos do centrão e do MDB, empresas como Vale e bancas como o Pinheiro Neto, cujos clientes dependem dessa influência.
Esse consórcio levou Mauro Sousa à direção-geral, mediante expediente questionável, como expôs o Bastidor, e pretendia emplacar Munia Machado como procurador-chefe da ANM. Munia Machado é próximo do Pinheiro Neto e já havia ocupado o cargo no governo Temer. Segundo servidores da ANM, as principais decisões de Munia Machado privilegiavam interesses privados.
Após a notícia do Bastidor que revelava o plano da nomeação de Munia Machado, houve grande incômodo na agência. O consórcio resolveu mudar o nome, mas não o perfil. A opção por Márcio Chaves de Castro reafirma a tentativa de controle. Ele já foi procurador da ANM e, ao lado de outros advogados, participou de decisões controversas e benéficas a grandes empresas. Hoje, trabalha no Ministério da Saúde - seu irmão também despacha na pasta. Sua ascensão à chefia jurídica da agência representaria um caminho alternativo para o mesmo objetivo: a captura privada do órgão que deveria fiscalizar as grandes mineradoras.
Na reunião de logo mais, portanto, os diretores da ANM terão a oportunidade de demonstrar, mais uma vez, a quais interesses servem. Vale acompanhar? Vale.
Irritada com demissão do ministro no caso do INSS, bancada do PDT na Câmara deixa base do governo
Leia MaisBradesco financia passagens com acesso ao FGTS; governo diz que uso é decisão do trabalhador
Leia MaisDeputada pede que Gilmar Mendes afaste o presidente da CBF por suspeita de falsificação
Leia MaisPGR pede para que STF aceite denúncia contra núcleo 4 do golpe, acusado de fake news sobre eleições
Leia MaisDefensoria Pública da União pede que ministro se declare suspeito para julgar núcleo 4 do golpe
Leia MaisAdvogado da J&F pede ao ministro para trancar inquérito que investiga difamação dele a procurador
Leia MaisEm evento de luxo da OAB na Europa, procurador-geral não estará no julgamento do golpe no Supremo
Leia MaisApós cinco meses, Lula muda e indica advogado ligado ao líder no Senado para a Anvisa
Leia MaisIndicada por Gleisi, Márcia Lopes assume o Ministério das Mulheres, no lugar de Cida Gonçalves
Leia MaisComo apontado pelo Bastidor, Wolney Queiroz substitui Carlos Lupi no Ministério da Previdência
Leia MaisDino rejeita argumento de líder do PL, que se recusa a dar explicações sobre acordo de emendas
Leia MaisLula avalia candidatos ao lugar do ministro da Previdência, que caiu devido ao escândalo do INSS
Leia MaisMoraes autoriza prisão domiciliar e ex-presidente troca presídio por seu apartamento em Maceió
Leia MaisEmpresário da área de saúde Maurício Camisotti é figura-chave no escândalo do INSS
Leia MaisLíder da oposição aciona a PGR contra ministro da Previdência e pede seu afastamento
Leia Mais