Dois dias depois da nomeação do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, o Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) enfim divulgou nota parabenizando a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto, publicado nas redes sociais, não faz menção ao desmembramento da pasta, defendido pela entidade.

Na semana passada, o Consesp havia divulgado outra nota em que defendia, não só a recriação do Ministério da Segurança Pública, como a nomeação do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, para o posto. A entidade reúne todos os chefes das secretarias de Segurança Pública nos estados e no Distrito Federal.

Atualmente, o Consesp é comandado pelo secretário Jean Francisco, da Paraíba. Antes, a presidência estava com Sandro Torres Avelar, secretário no Distrito Federal.’

“Recebemos esta notícia com a expectativa de uma gestão pautada pela construção de pontes. Acreditamos que o caminho para o fortalecimento da segurança pública no Brasil passa, inevitavelmente, pelo diálogo federativo e pela estreita cooperação entre o Ministério e as Secretarias de Estado”, afirmou o Consesp na breve nota.

O novo ministro está no governo desde 2023, quando se aposentou do cargo de promotor de Justiça, na Bahia. Chegou à pasta por indicação do ministro Rui Costa, da Casa Civil, e do líder do governo no senado, Jaques Wagner.