Eles não
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, convocou sessão extraordinária para decidir se os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin podem julgar ou não o caso de tentativa de golpe de Estado, denunciado pela Procuradoria-Geral da República.
Barroso já tinha negado os pedidos de forma monocrática. Mas, como houve recurso, o colegiado vai analisar os pedidos. O julgamento será virtual, entre quarta e sexta-feira, dias 19 e 20. No despacho, Barroso justificou a convocação extraordinária “diante da excepcional urgência caracterizada”.
A pedido das defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos generais da reserva Walter Braga Netto e Mario Fernandes, o plenário examinará três questões: o impedimento e suspeição dos ministros; se o STF é o foro de competência para julgar o caso; e, caso o Supremo decida que sim, que o caso seja julgado por todo o colegiado, e não limitado à Primeira Turma.
A defesa de Bolsonaro alega que Flávio Dino e Cristiano Zanin não podem julgar o caso por causa de suas atuações anteriores. Dino moveu uma ação contra Bolsonaro antes de assumir o STF, e Zanin assinou uma notícia-crime contra ele , quando era advogado.
O pedido feito por Mario Fernandes argumenta que, como ministro da Justiça, Dino teria influenciado investigações. O general Walter Braga Netto quer tirar Alexandre de Moraes da investigação. Diz que o ministro não pode ser imparcial porque ele mesmo foi alvo de suposta ameaça de morte ligada ao caso.
Quando negou os pedidos de forma monocrática, Barroso argumentou que o fato de Dino ter apresentado ação penal privada contra Bolsonaro não é fator de impedimento, conforme a regra do Código de Processo Penal, e que a atuação dele no Ministério da Justiça se manteve nos limites funcionais.
No caso de Zanin, Barroso disse que os fatos de ele já ter se declarado impedido num caso eleitoral envolvendo Bolsonaro e ter assinado notícia-crime na condição de advogado de partido político, não se enquadram nas causas de impedimento.
Quanto ao impedimento de Moraes, Barroso disse que suspeição só vale se houver inimizade comprovada entre o juiz e o acusado.
O julgamento para decidir se a denúncia contra Jair Bolsonaro, Walter Braga Netto e Mario Fernandes será aceita está marcado para 25 março, na Primeira Turma do STF.
Empresário preso em investigação sobre venda de sentenças no STJ tinha contato com assessores
Leia MaisAfastado, Ednaldo Rodrigues pede ao Supremo que impeça a CBF de escolher seu sucessor
Leia MaisAs gafes da primeira-dama, como a cometida na China, causam problemas a Lula e à diplomacia
Leia MaisEdnaldo Rodrigues recorre ao ministro do Supremo contra a decisão de tirá-lo da CBF
Leia MaisJustiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e pede novas eleições
Leia MaisJ&F e Paper anunciam acordo e encerram disputa pela Eldorado Celulose após 8 anos
Leia MaisMP que cria regras do novo mercado de energia e isenção de tarifa vai atrasar
Leia MaisSuspeito de ser operador de Andreson de Oliveira Gonçalves é preso por obstrução de justiça
Leia MaisFlávio Dino aceita explicação da Câmara sobre frase de Sóstenes Cavalcante em relação a emendas
Leia MaisPrimeira Turma do Supremo condena deputada à prisão por invasão do sistema do CNJ
Leia MaisJustiça da Espanha nega recurso e mantém blogueiro brasileiro livre na Europa
Leia MaisDisputa entre J&F e Paper Excellence pelo conrole da Eldorado Celulose está perto do fim
Leia MaisEmpresário suspeito de operar com Andreson Gonçalves é alvo da PF com pedido de prisão
Leia MaisPresidente da Câmara recorre ao plenário do STF para beneficiar Alexandre Ramagem no caso do golpe
Leia MaisOs laranjas de Andreson
A PF avançou nas relações bancárias e fiscais que dão sustentação ao esquema de venda de sentenças
Leia Mais