O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu nesta terça-feira (26) empresários que tentam desacelerar a tramitação da PEC que prevê o fim da escala 6×1. Participaram da reunião com Alcolumbre o líder do PL no Senado, Carlos Portinho, a líder do PP, Tereza Cristina, que representam os dois partidos que mais fazem oposição ao tema, e o deputado federal Marcos Pollon, do PL, que pediu vista da proposta na comissão especial da Câmara.

Empresários de diferentes segmentos criticaram a forma como a proposta vem sendo conduzida na Câmara e pediram que o Senado abra uma discussão “mais democrática e técnica” antes de qualquer avanço do texto. Estiveram com Alcolumbre, entre outros, Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria. O grupo reclama que a Câmara não debateu o tema como empresariado.

Os empresários reclamaram para Alcolumbre que o fim da escala 6×1 é tratado como “bandeira eleitoral” pelo governo, num movimento semelhante ao debate sobre a suspensão da chamada “taxa das blusinhas”. A avaliação é que o governo não levou em conta os impactos econômicos.

Alcolumbre se mostrou sensibilizado com os argumentos apresentados pelos empresários e prometeu conduzir um debate “democrático e técnico” sobre o tema no Senado.