As derrotas de Fux
Luiz Fux termina seu mandato à frente do STF em setembro deste ano, quando dará lugar a Rosa Weber. Além de todos os problemas que o ministro enfrentou - por causa de Jair Bolsonaro - desde que assumiu o posto, ele também corre o risco de encerrar sua gestão sem emplacar nenhum aliado em cargos nas cortes superiores.
Hoje, a divulgação da lista do TSE enterrou a possibilidade de algum aliado de Fux tornar-se ministro substituto da corte eleitoral. No ano passado, o presidente do STF articulava para indicar Carlos Eduardo Frazão. A lista exclusivamente feminina elaborada por Luís Roberto Barroso fechou a porta ao pedido de Fux.
O presidente do Supremo tentou emplacar Frazão novamente agora, com a presidência do TSE ocupada por Luiz Edson Fachin. Fracassou novamente. Dos quatro escolhidos, Fabrício Medeiros é apoiado por Alexandre de Moraes e André Ramos Tavares por Ricardo Lewandowski. Já Rogéria Dotti e Vera Lúcia entraram na cota feminina - após exigência de parlamentares mulheres e das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber.
Frazão também foi o candidato de Fux ao CNMP (ainda em 2021). O mesmo drama se repete na disputa pelas duas vagas do STJ (ainda indefinida). Aluisio Mendes - aposta de Fux - praticamente não tem chances; já Messod Azulay Neto, apadrinhado de Luis Felipe Salomão (conterrâneo e amigo do presidente do STF), é mais bem cotado.
A lista de derrotas não para por aí. Valter Shuenquener de Araújo, indicado de Fux para a Corte Interamericana de Direitos Humanos, foi preterido (também em 2021) para dar lugar a Rodrigo Mudrovitsch, que contou com o apoio de Gilmar Mendes.
Alex Manente sugere rejeitar recurso que pode evitar cassação de deputado do Psol
Leia MaisFlávio Dino pede que governo e Congresso prestem informações sobre sistema de controle de emendas
Leia MaisPartido disputa com Garotinho vaga de vice do prefeito, candidato ao governo do Rio em 2026
Leia MaisCondenado por corrupção em caso da Lava Jato, ex-presidente é detido pela Polícia Federal
Leia MaisMesa Diretora da Câmara cassa o mandato de Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar Marielle Franco
Leia MaisAlexandre de Moraes determina prisão imediata de ex-presidente, após rejeitar último recurso
Leia MaisZanin prorroga afastamento de desembargadores do TJMS investigados por venda de decisões
Leia MaisCom delação de operador de Zé Dirceu, Renato Duque é condenado por receber propina na Petrobras
Leia MaisEmpresa diz que houve acesso não autorizado a uma base de dados, mas nenhuma operação foi feita
Leia MaisBoletim médico diz que estado de saúde regrediu e Jair Bolsonaro vai passar por mais exames
Leia MaisMinistra tenta emplacar aliada como substituta de Cida Gonçalves no Ministério das Mulheres
Leia MaisTCU não quer investigar envolvidos na compra de respiradores pelo Consórcio do Nordeste na pandemia
Leia MaisLula aceita indicação do presidente do Senado para o comando do Ministério das Comunicações
Leia MaisBanqueiros são alvos da Justiça, suspeitos de desaparecer com recursos de clientes em paraíso fiscal
Leia MaisPF afasta presidente do INSS por suspeita fraude em descontos de benefícios previdenciários
Leia Mais