O Nupec no Tribunal de Contas

Samuel Nunes
Publicada em 08/11/2022 às 17:54
Tribunal de Contas de São Paulo está analisando o contrato da Prefeitura de São Sebastião com o Nupec Foto: Divulgação/TCE-SP

O Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) está analisando detalhes do contrato entre a Prefeitura de São Sebastião, no litoral paulista, e o Nupec, uma associação de advogados que atua principalmente em causas relacionadas à divisão de royalties de petróleo.

Como o Bastidor mostrou, recentemente a Prefeitura de São Sebastião conseguiu na justiça a liberação de R$ 900 milhões, que estavam depositados em uma conta judicial. O dinheiro é referente à briga que o município enfrenta com a cidade vizinha, Ilhabela, por causa de uma nova divisão do espaço marítimo de cada cidade, o que influencia nas fatias que recebem pelos royalties da exploração de petróleo.

Com essa vitória, o Nupec deverá receber 20% desse e de todos os valores que a cidade vier a ganhar nos próximos anos. Só na primeira parcela, a entidade vai levar cerca de R$ 180 milhões.

O contrato entre a Prefeitura de São Sebastião e o Nupec foi firmado sem licitação. Em nota, a administração afirmou que a escolha se deu "considerando sua notória especialização". A prefeitura também nega que haverá qualquer pagamento ao Nupec.

Apesar disso, a investigação segue no TCE-SP. O pedido foi feito pelo advogado Luiz Henrique Homem Alves, secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Ilhabela. Na peça encaminhada ao Tribunal de Contas, ele alega que os diretores do Nupec são alvos de diversas investigações judiciais, pela forma com que têm enriquecido nos últimos anos.

"Resta claro que a contratação de Escritório de Advocacia, através de Associação, da forma como processada pelos gestores públicos municipais, se deu de forma irregular, insanável e causa inegável prejuízo ao erário, devendo ser julgado irregular a contratação por inexigibilidade aqui denunciada, sendo de rigor a responsabilização dos gestores pelos atos praticados", afirma Alves no pedido.

O processo foi aceito e distribuído para a conselheira Cristiana de Castro Moraes. Desde o dia 5 de outubro, a investigação está com o Departamento de Supervisão e Fiscalização. A área técnica está estudando os documentos apresentados por Alves. Não há prazo para a conclusão do trabalho.

O que é o Nupec?

Nupec, ou Associação Núcleo Universitário de Pesquisas, Estudos e Consultoria, é a entidade sem fins lucrativos que abriga advogados com padrinhos ilustres e influência invejável. Como noticiado pelo Bastidor e pelo Estadão, esses advogados são contratados por pequenos municípios, normalmente sem licitação, sob a guarida do Nupec.

Atuam no Judiciário para aumentar, com teses criativas, os percentuais de royalties que esses municípios recebem - sempre em detrimento de outros municípios. (O bolo de royalties é um só: se um município passa a ganhar uma fatia ou aumenta sua participação, algum município passa a ganhar menos.) Em contrapartida, lucram 20% das novas receitas, de modo permanente.

Os líderes desse grupo são os advogados Vinícius Peixoto, apontado pelo Ministério Público Federal como suspeito de lavar dinheiro de propinas em contratos de Angra 3; Hercílio Binato (genro do ministro do Supremo Luiz Fux); e Djaci Falcão (filho do ministro do STJ Francisco Falcão).

Lupi na brasa

01/05/2025 às 14:38

Líder da oposição aciona a PGR contra ministro da Previdência e pede seu afastamento

Leia Mais

Epic wins

30/04/2025 às 21:14

Justiça dos EUA proíbe Apple de cobrar taxas fora de apps e envia caso para investigação criminal

Leia Mais

Governo anuncia novo presidente do órgão, depois de escândalo de roubo dos aposentados

Leia Mais

Cadê as contas?

30/04/2025 às 18:24

Dino suspende pagamentos de emendas da saúde sem conta bancária específica para depositar

Leia Mais

Golpe ou Madrid

30/04/2025 às 18:03

Palestrante em evento da OAB na Espanha, Paulo Gonet pode não participar de julgamento no Supremo

Leia Mais

A multa vale

30/04/2025 às 13:15

STJ mantém multa de 88 milhões imposta pela CGU à Vale, por dificultar fiscalização em Brumadinho.

Leia Mais

Descontos ilegais sobre aposentados e pensionistas chegavam a 6% do salário mínimo.

Leia Mais

Governador de Alagoas faz lista de presentes para o seu casamento e faz pedido de 80 mil reais

Leia Mais

Lupi insuficiente

29/04/2025 às 19:30

Ministro da Previdência não explica por que não interrompeu acordos que fraudaram aposentados

Leia Mais

CCJ da Câmara rejeita recurso e deixa processo de cassação de Glauber Braga andar

Leia Mais

Por tirar dinheiro direto de aposentados, escândalo do INSS tem potencial destruidor para 2026

Leia Mais

Agiu sozinho

29/04/2025 às 16:18

PF conclui que homem que se explodiu na praça dos Três Poderes não teve ajuda de ninguém

Leia Mais

PSDB se reúne nesta terça para definir quem vai conduzir fusão do partido com o Podemos

Leia Mais

Fica no xillindró

29/04/2025 às 00:18

STF mantém prisão de Collor por seis votos a quatro

Leia Mais

Conselheiro da Eletrobras foi advertido por acusar colegas e divulgar documentos sigilosos.

Leia Mais