A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (23), nove mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao banco Digimais, do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo os investigadores, há suspeita de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional.

A operação batizada de Miragem apura indícios de que gestores do Digimais manipularam demonstrativos contábeis e registros regulatórios para tentar enganar o Banco Central, ocultando a real situação financeira da instituição.

A Justiça determinou o bloqueio de 670 milhões de reais de diretores do Digimais, incluindo Edir Macedo. O bispo não foi alvo de mandados de busca e apreensão porque mora nos Estados Unidos.

A investigação começou a partir de relatórios do Banco Central, que monitora de perto a situação financeira do Digimais. No fim do ano passado, o banco de Edir Macedo extinguiu o conselho de administração. A crise na instituição se prolonga, ao menos, desde 2022, como mostrou o Bastidor.