A deputada Carla Zambelli, do PL de São Paulo, renunciou ao cargo neste domingo. Em nota, o presidente da Casa, Hugo Motta, afirmou que já determinou a convocação do suplente, Adilson Barroso, também do PL, para tomar posse.

A decisão ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, anular a votação que salvou o mandato da deputada.

A decisão foi referendada pela 1ª Turma do STF. A pena superior a 120 dias de reclusão implica perda automática do mandato parlamentar, independentemente de deliberação política do plenário.

Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão em regime fechado por tentar invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça. Ela está detida na Itália e aguarda decisão da justiça do país sobre a sua extradição.