O senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, apresentou nesta segunda-feira (22), ao Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de anulação do mandado de busca e apreensão contra ele, expedido pelo ministro André Mendonça. O líder do PT no Senado afirmou que a medida foi “equivocada”.
A Polícia Federal afirma que Wagner atuou no Senado para favorecer o Banco Master. Diz que ele recebeu 3,5 milhões de reais por meio da empresa de uma nora. Mostrou trocas de mensagens em que ele passa contatos da gerente de uma construtora a Augusto Lima, ex-CEO do Master, quando trata da compra de um apartamento de 2,45 milhões de reais. A PF mostrou que Wagner viajou em aviões privados de Lima e recebeu dele ingressos para o show da cantora Taylor Swift em Los Angeles.
A Polícia Federal lista que Wagner atuou em favor do Master em, ao menos, duas ocasiões. A primeira foi na discussão da Medida Provisória que aumentava os limites para a concessão de empréstimos consignados. A segunda foi pela Emenda Master, apresentada pelo senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí.
A defesa do senador nega qualquer irregularidade. Em nota, afirma que, na discussão da MP, apresentou uma emenda para propor “limitar juros e proteger consumidores, justamente o contrário dos interesses do Banco (Master)”. Sobre a Emenda Master, a nota afirma que Wagner foi contrário à aprovação do texto. “O próprio relator da proposta, senador Plínio Valério (PSDB-AM), reforçou em nota jamais ter sido procurado pelo líder do governo para tratar do assunto”, diz a nota.
A nota diz ainda que os valores encontrados em endereços ligados a ele têm origem lícita. No dia do cumprimento dos mandados, os policiais acharam 49 mil dólares em espécie, em uma hotel em Brasília. Na casa dele, em Salvador, foram encontrados outros 33 mil euros e 6 mil dólares, também em espécie.
“Parte é proveniente de diárias publicamente declaradas pagas pelo Senado para missões no exterior, e outra parte foi adquirida por meio de operações oficiais junto a instituição financeira, com registro regular”, afirma.

