Exclusivo

Supremo sofre ataque hacker e sai do ar

Diego Escosteguy
Publicada em 06/05/2021 às 23:18
Foto: Site do STF às 23h do dia 6 de maio dde 2021

O Supremo Tribunal Federal sofreu um ataque hacker nesta quinta (dia 6 de maio). Após horas supostamente “em manutenção”, o site do tribunal seguia fora do ar por volta das 23h.

Duas fontes com conhecimento direto dos fatos confirmaram ao Bastidor a tentativa de invasão. A primeira hipótese é de um ataque por meio de injeção SQL - um método tradicional entre hackers.

Os técnicos e peritos analisam agora se o invasor conseguiu acessar dados sensíveis do Supremo. A extensão do ataque ainda é desconhecida.

Após os técnicos do Supremo detectarem a invasão, acionaram os protocolos de segurança para encontrar e deter o hacker. Com isso, o site do tribunal precisou sair do ar para os usuários comuns. A demora para assegurar que o site está novamente seguro, porém, aflige os servidores e aumenta a pressão na equipe de TI para resolver o problema da forma mais rápida e discreta possível.

Diante do estrago causado pelo ataque no ano passado ao STJ, os servidores do Supremo estão sob pressão neste momento para não compartilhar informações sobre a invasão, de maneira a minimizar o dano à credibilidade da corte.

A postura de não declinar com clareza os métodos e a extensão do ataque dificulta a solução do problema. Impede que peritos e técnicos troquem informações essenciais para resolver a invasão - e facilita que outros órgãos públicos sejam vítimas de ataques com o mesmo método.

Apesar dessa diretriz, os chefes de TI de outros tribunais foram alertados e convocaram agora suas equipes para monitorar seus respectivos sistemas.

Segue abaixo registro do site fora do ar: