O PSD vai oficializar nesta segunda-feira (30) o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato à Presidência da República, após a desistência do governador do Paraná, Ratinho Junior, na semana passada. O anúncio está previsto para às 16h, na sede do partido, na região central de São Paulo.
Ratinho decidiu permanecer no cargo até o fim do mandato depois que o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL à Presidência, anunciou apoio ao senador Sérgio Moro, do PL, favorito nas pesquisas ao governo do Paraná. Sob a ameaça de perder a eleição local, Ratinho desistiu. Sua saída reconfigurou o cenário dentro do partido.
Até a semana passada, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, tinha três pré-candidatos – além de Ratinho e Caiado, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Caiado não era o primeiro da lista. Chegou ao PSD em janeiro porque não era cotado como candidato ao Planalto em seu partido anterior, o União Brasil.
Eduardo Leite reagiu com descontentamento à escolha, disse estar desencantado, mas afirmou que não irá confrontar a decisão. Ratinho declarou apoio a Caiado afirmando que se trata de um “homem aprovado como gestor”.
Nas pesquisas, Caiado e Ratinho têm desempenho semelhante. De acordo com pesquisa Datafolha do dia 7, Ratinho tinha 7% das intenções de voto, contra 4% de Caiado. Num eventual segundo turno, Ratinho tinha 41% contra 45% do presidente Lula, enquanto Caiado tinha 36% contra 46% de Lula.
Quem quer que seja o candidato do PSD em outubro sofrerá com a falta de espaço deixado pelas candidaturas do presidente Lula e de Flávio Bolsonaro.

