Urgência urgentíssima
A Câmara vota nesta terça-feira (7) o projeto de decreto legislativo encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reconhecerá a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Lula anunciou o texto na na segunda-feira.
Segundo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o objetivo é garantir que o texto passe o mais rápido possível pela análise dos deputados. A ideia é que a proposta seja votada no Senado também até quarta-feira (8), para que já possa entrar em vigor.
Em resumo, o texto vai permitir que o governo federal possa encaminhar recursos aos gaúchos fora do teto de gastos. Com isso, a União não será punida, caso o valor ultrapasse os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Na segunda-feira, o governo anunciou que deve liberar nos próximos dias quase 1 bilhão de reais em emendas parlamentares, para aplicar em ações no Rio Grande do Sul. Desse total, a metade deve chegar ainda nesta semana.
Situação local
Nesta terça-feira, o governo do Rio Grande do Sul autorizou o retorno às aulas nas escolas que foram menos atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Segundo o último boletim, já foram confirmadas 90 mortes em decorrência das chuvas e o total de atingidos pela tragédia soma 1,4 milhão de pessoas.
Desaparecimento de árbitro em meio à disputa entre Guaçu e Areva reverte resultado de julgamento
Leia MaisMinistro anula investigação porque dados financeiros foram pedidos pelo MP diretamente ao órgão
Leia MaisDoleiro Alberto Youssef pede que Toffoli anule as condenações impostas por Sergio Moro na Lava Jato
Leia MaisLaranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisAlcolumbre e Motta desistem de ir a audiência no Supremo que criticou distribuição de verbas
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia Mais