Sob o risco de debandada
Embora faça muitos gestos aos bolsonaristas dentro do PL e insista em ter Jair Bolsonaro em contato com os correligionários, Valdemar Costa Neto tem procurado deputados reeleitos do partido que não pretendem fazer oposição ao governo Lula. Não quer perdê-los.
Segundo um deputado da legenda, parte considerável da bancada prefere de negociar com o governo —e obter os louros da interlocução—, a fazer uma oposição ideológica, como é o caso dos bolsonaristas, e ficar sem qualquer naco de poder.
Segundo este deputado, a conta é simples: dos 99 deputados que tomarão posse nesta quarta-feira (1º), cerca de 60 têm o perfil típico do PL - ou seja: são políticos profissionais que apoiaram todos os governos recentes. Os que estão no primeiro mandato, ou vieram na esteira de Bolsonaro desde 2018, não chegam a 40.
Valdemar ouviu de um aliado que, se forçar a barra para o PL fazer oposição pela primeira vez na vida, as chances de uma debandada dos profissionais são grandes. Não é o que quer o dono do PL. Uma bancada menor prejudicaria negociações por espaço na Câmara.
A expectativa é que o PL libere seus parlamentares para fazerem o que quiserem.
Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta
Leia MaisExtração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC
Leia MaisOAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia
Leia MaisDona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários
Leia MaisMinistro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia Mais