Saída pelo Supremo

Alisson Matos
Publicada em 05/04/2023 às 18:00
Em caso de demora, a oposição vai ao Judiciário pela CPMI dos atos golpistas Foto: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Parlamentares da oposição que protocolaram o requerimento para abertura da CPMI dos ataques golpistas do 8 de janeiro em Brasília contam com o Supremo Tribunal Federal para instalar a Comissão que pretende investigar o governo.

Como mostrou o Bastidor, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, avisou às lideranças do governo no Congresso que tentará segurar a CPMI por até dois meses.

O tempo seria usado para pelo governo para tentar esvaziar o requerimento. Até o momento, há apoio de 192 deputados federais e 37 senadores, de acordo com o deputado André Fernandes, um dos autores do pedido.

Fernandes afirma que Pacheco prometeu fazer a leitura do requerimento da CPMI na primeira sessão do Congresso no ano, que deve ocorrer em torno do dia 18.

Ao ir ao STF, a oposição repetiria o gesto de parlamentares que hoje são base do governo Lula que, em 2021, recorreram ao Supremo para a instalação da CPI da Covid no Senado.

Supremo analisa nesta quarta os selecionados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral

Leia Mais

Azul se rende

28/05/2025 às 09:03

Depois de negar a possibilidade de pedir RJ, Azul aciona Chapter 11 nos EUA após dívida aumentar 50%

Leia Mais

Clubes se posicionam contra projeto que pretende limitar publicidade de bets nas transmissões de TV

Leia Mais

O Centrão no STJ

27/05/2025 às 20:43

Vontade de Lula em se aproximar de ministro do Supremo garante escolha de desembargador para STJ

Leia Mais

Após evidências de fraudes, juiz extingue processo de recuperação judicial da Sul Transportes

Leia Mais

MPT processa BYD e empreiteiras responsáveis por construção de fábrica na Bahia por trabalho escravo

Leia Mais

O inimigo interno

27/05/2025 às 13:36

PF diz que funcionário da Caixa desviou 11 milhões de clientes do banco via Pix para laranjas

Leia Mais

A mando de Flávio Dino, CGU investigará entidades sob suspeita de desvio de dinheiro público

Leia Mais

Punição inócua

27/05/2025 às 12:10

Conselho Nacional de Justiça decide punir ex-desembargador que visitou Sérgio Cabral no presídio

Leia Mais

PGR interrompe acordo de cooperação internacional na Lava Jato com autoridades do Peru

Leia Mais

Descontão geral

26/05/2025 às 19:34

PGR dá aval a acordo entre governo Lula e empreteiras da Lava Jato para reduzir valor das multas

Leia Mais

Alexandre de Moraes abre inquérito para apurar conduta de filho de Bolsonaro nos EUA

Leia Mais

Inquérito sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA pode ser armadilha para o governo e o Supremo

Leia Mais

Gonet mira Eduardo

26/05/2025 às 12:45

PGR quer apurar lobby do deputado para que governo Trump imponha sanções ao Brasil

Leia Mais

Diamante Energia comprou os 20% que a Energias do Brasil detinha da termelétrica no Ceará

Leia Mais