PT com Motta

Alisson Matos
Publicada em 30/10/2024 às 15:30
A preferência por Motta já foi externada pelo líder petista na Câmara, Odair Cunha, mais de uma vez Foto: Gabriela Biló/Folhapress

O maior grupo interno do PT, o Construindo um Novo Brasil, ou CNB, fechou na terça-feira (29) apoio ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara. A bancada do partido na Câmara volta a se reunir nesta quarta-feira (30), às 17h, para tratar do tema.

Ontem, os deputados petistas receberam os outros dois candidatos, Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que apresentaram seus planos. Não convenceram a maior parte da bancada.

A preferência por Motta foi manifestada pelo líder petista na Câmara, Odair Cunha (MG), mais de uma vez. Já havia negociações avançadas para ocupação da mesa diretora e para uma vaga no Tribunal de Contas da União.

Como mostrou o Bastidor, Odair é cotado para assumir em 2026 uma vaga que vai abrir com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz. Há uma outra cadeira em jogo, do ministro Augusto Nardes, que sinalizou o desejo de antecipar a sua aposentadoria. Na bancada petista, ainda há discussões sobre quem herdaria o posto no tribunal.

Fechando com Motta, o PT ocupará a primeira secretaria da Câmara. A primeira vice-presidência deve ficar com o PL.

Uma mudança de cenário, agora, é improvável. Só se vier alguma ordem do Palácio do Planalto. Já ocorreu outras vezes, quando, por exemplo, o presidente Lula mandou “segurar” as articulações em favor de Motta.

Há um acerto entre Motta e o ainda presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para que o deputado alagoano, mesmo após deixar o comando da Casa, mantenha o controle sobre as emendas parlamentares.

Exclusivo

O hacker caiu

03/07/2025 às 23:33

Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central

Leia Mais
Exclusivo

A ofensiva petista nas redes

03/07/2025 às 18:46

Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita

Leia Mais

Governo propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento

Leia Mais

Empresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias

Leia Mais

Falta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário

Leia Mais

Juízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa

Leia Mais

Pesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro

Leia Mais
Exclusivo

Ataque ao sistema financeiro

01/07/2025 às 23:06

PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário

Leia Mais

Durou uma semana

01/07/2025 às 21:59

TRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá

Leia Mais

TCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas

Leia Mais

IOF no Supremo

01/07/2025 às 13:00

AGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto

Leia Mais

Aneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado

Leia Mais
Exclusivo

Viagem secreta sob suspeita

01/07/2025 às 10:00

PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022

Leia Mais

Delegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados

Leia Mais

Pediu para sair

30/06/2025 às 13:00

PF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'

Leia Mais