Problemas na frente
O movimento pela derrubada do veto presidencial ao projeto de desoneração da folha de pagamento conseguiu uma vitória nesta terça (28): a adesão de ao menos 15 frentes parlamentares.
As frentes dificilmente têm força para garantir a governabilidade. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, tentou no início de seu governo se apoiar somente nelas, mas não conseguiu. Teve de se render às lideranças de bancada e partidárias e, sobretudo, a Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara.
Mas se elas não dão governabilidade, diz um deputado da base, podem atrapalhar. E o governo sabe disso. Por isso, integrantes do Ministério da Fazenda tentaram sensibilizar o deputado Joaquim Passarinho (PL-AL) e o senador Efraim Filho (União-PB), que lideram o movimento para derrubar o veto presidencial.
Integrantes do governo ofereceram uma alternativa à proposta de lei de desoneração com o envio de outra proposta. Seu conteúdo, porém, só será conhecido depois de confirmado o veto pelo Congresso. Os dois continuam irredutíveis.
Parte da base aliada não acredita que uma iniciativa de Haddad para o tema seja tão vantajosa para empresas e prefeituras beneficiadas. Outro fator que atrapalha o governo é o tempo escasso para analisar qualquer texto ainda em 2023.
Uma possibilidade aventada no Congresso é derrubar o veto no que se refere aos setores empresariais —são 17, ao todo— e mantê-lo no que tange às prefeituras. É um caminho possível para a negociação.
O impacto da medida sem veto nas contas do governo, avalia o Ministério da Fazenda, é de 19 bilhões de reais.
Em meio às negociações, entrou em cena a indicação de Flávio Dino para o STF (Supremo Tribunal Federal). A base aliada prometeu votar a favor de Dino, mas quer ter liberdade para derrubar o veto.
O cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia Mais