O risco-STF
Integrantes do Supremo Tribunal Federal fizeram chegar a equipe do governo de transição de Lula que o julgamento do chamado orçamento secreto nesta quarta-feira, 7, deverá encontrar um meio termo.
Durante a campanha, Lula foi crítico às emendas do relator, mas, ao vencer as eleições, amenizou a crítica. Ele fora alertado por seus apoiadores no Congresso que se mantivesse o tom contrário à modalidade poderia prejudicar a construção de uma base política.
Arthur Lira é o principal interessado no tema. Como presidente da Câmara, ele instrumentalizou o orçamento para manter o controle de seus pares beneficiando o governo de Jair Bolsonaro e praticamente garantindo sua recondução ao comando da casa.
A depender do resultado da análise pelo Supremo, ele pode sair prejudicado.
A expectativa do governo de transição é que o STF encontre uma saída para o que fere a Constituição hoje, que é a falta de transparência —hoje só possível consultar o destino do dinheiro, mas não o autor da emenda.
Lula não pediu diretamente a nenhum ministro, mas gostaria que o Supremo devolvesse ao Executivo o controle sobre a liberação das emendas. Mas o presidente eleito evitará qualquer movimento neste sentido para não se queimar com Lira.
Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados
Leia MaisMoraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro
Leia MaisPonto final na 'Abin paralela'
PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo
Leia MaisDisputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria
Leia MaisCorretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos
Leia MaisRede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União
Leia MaisAlcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad
Leia MaisMPF pede que Justiça Federal suspenda oferta de blocos petrolíferos da foz do rio Amazonas
Leia MaisPesquisa encomendada pela Secom mostra que crise do INSS e segurança são os problemas de Lula
Leia MaisMinistro dá 24h para Meta fornecer dados de perfil que Mauro Cid pode ter usado no Instagram
Leia MaisTCU barra concorrência de R$ 353 milhões no Banco do Nordeste por risco de favorecimento
Leia MaisPSDB e Podemos desistem da fusão por divergências na direção do novo partido que seria criado
Leia MaisViagem de família para os EUA no fim de maio e movimento de Machado alertaram PF sobre possível fuga
Leia MaisMPF entra ação civil pública contra projeto de extração de madeira viabilizado por Alcolumbre
Leia MaisSTF emite e revoga mandado de prisão contra delator, suspeito de tentativa de fuga para Portugal
Leia Mais