O governo sem ilusões

Nonato Viegas
Publicada em 04/04/2023 às 17:00
Alexandre Padilha, o ministro responsável pela articulação do governo Foto: Gabriela Biló/Folhapress

Ninguém na articulação de Lula está enganado sobre a movimentação na Câmara. A formação de novos blocos não significa ampliação automática da base de apoio do governo na casa.

Mais. Ainda que Lula decida incluir Republicanos e PP no primeiro escalão do governo, a dificuldade sobre a entrega de votos de suas bancadas, a exemplo do que já ocorre com União Brasil e PSD, permanecerá.

O governo sabe que o bloco de 142 deputados formado por Podemos, MDB, PSD, PSC e Republicanos não será da base aliada. O estímulo para que o grupo saísse ocorreu porque, enfraquecendo parcialmente Arthur Lira, facilitaria a articulação diretamente com outras lideranças.

O mesmo ocorre com a eventual formação de um bloco mais próximo a Lira, composto por PP, PSB, PDT e a federação PSDB/Cidadania. Embora tenha o PSB e o PDT, o governo não espera que o conjunto de parlamentares se alinhe totalmente ao governo.

O presidente da Câmara tenta fortalecê-lo e começou a articular a inclusão de União Brasil, Solidariedade e Patriota. Se confirmado, será a maior bancada da casa, podendo chegar a 163 deputados.

Independente dos blocos formados ou em formação, haverá parlamentares nas legendas dentro dos blocos que permanecerão na oposição.

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal mantém decisão contra doleiro investigado pela Lava Jato

Leia Mais
Exclusivo

Conversa a sós na Abin

18/06/2025 às 00:48

Encontro de diretor da Abin com Ramagem tratou sobre operação secreta em favelas do Rio, diz PF

Leia Mais

Comissão para investigar fraude de 6,3 bilhões de reais no INSS começa no segundo semestre

Leia Mais

Aneel deixa empresa adiar contabilização de 1,4 bilhão, que daria maior desconto na tarifa

Leia Mais

Elmar quer o TCU

17/06/2025 às 19:33

Deputado exige vaga que estava destinada ao PT após acordo firmado com Hugo Motta

Leia Mais

Foz explorada

17/06/2025 às 16:52

Extração no rio Amazonas será feita em 19 pontos, por Petrobras, ExxonMobil, Chevron e CNPC

Leia Mais

OAB abre caminho para colocar o ex-juiz da Lava Jato Marcelo Bretas na lista dos inaptos à advocacia

Leia Mais

Vazou, pagou

17/06/2025 às 15:38

Dona do WhatsApp é punida por Justiça mineira devido a vazamento de dados de usuários

Leia Mais

Ministro Dias Toffoli dá chance ao governo de negociar ressarcimento aos aposentados roubados

Leia Mais

Frente a frente

17/06/2025 às 13:08

Moraes autoriza acareação entre Mauro Cid e Braga Netto sobre episódio de entrega de dinheiro

Leia Mais
Exclusivo

Ponto final na 'Abin paralela'

17/06/2025 às 00:51

PF conclui inquérito sobre uso da agência em prol do governo Bolsonaro e entrega ao Supremo

Leia Mais

Disputa pela presidência do partido vai além de posições ideológicas; principal ponto é a tesouraria

Leia Mais

O vídeo da XP

16/06/2025 às 17:54

Corretora obtém liminar para barrar publicação de conteúdo contra um de seus produtos

Leia Mais

Rede de varejo consegue abater 500 milhões de reais em dívida de 865 milhões de reais com União

Leia Mais

Alcolumbre diz a Lula qual o preço do apoio do Congresso ao governo: as cabeças de Rui e Haddad

Leia Mais