O acumulador de inimigos
É irresistível para o ministro Rui Costa. Ele precisa acumular inimigos. Ele pode incluir na lista o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, além da vice-governadora Celina Leão e a bancada do DF, até mesmo gente do PT.
Atribui-se a Costa a autoria intelectual da mexida no Fundo Constitucional do Distrito Federal no relatório de Claudio Cajado (PP-BA) no arcabouço fiscal, aprovado na Câmara e que agora tramita no Senado.
Como o Bastidor informou, quando saiu da Fazenda, o novo marco fiscal não mudava os cálculos do dinheiro que recebe o Distrito Federal para garantir o pagamento da segurança pública, de parte da saúde e da educação da capital. O relator, porém, mexeu no dinheiro, o que poderia significar perda de 87 bilhões de reais em dez anos, segundo cálculos da bancada.
Os parlamentares descobriram que em muitas ocasiões Rui Costa reclamou do valor repassado ao DF, dizendo ser injusto com outros estados e que considerava ser vergonhosa a existência do fundo.
Agora, na primeira oportunidade, prometem vingança contra o ministro. Ibaneis e até petistas pretendem reclamar com Lula. Querem ver Costa fora da Casa Civil.
Nas duas pontas
Falências da Floralco e da Gam se cruzam e colocam administradora judicial na mira de credores
Leia MaisGoverno congela despesas para ficar no limite da meta fiscal e respeitar o arcabouço fiscal
Leia MaisComissão reconhece abusos do Estado brasileiro contra a ex-presidente durante a ditadura militar
Leia MaisParte de restaurante de Curitiba que será palco de homenagem à ministra desaba durante temporal
Leia MaisGoverno publica MP que amplia descontos na contatarifa social e promete mais concorrência no setor d
Leia MaisSem novo prazo, CPI das Bets caminha para o fim com vexames e sem avanços num campo obscuro
Leia MaisBrigadeiro diz que Bolsonaro tentou impedir posse de Lula com apoio das Forças Armadas
Leia MaisIndiciado pela PF por encomendar áudio falso de Lula é recebido por ministro cotado para sair
Leia MaisCNJ dificulta criação de novos complementos salariais para juízes e servidores
Leia MaisCCJ do Senado aprova PEC que acaba com reeleição e estabelece mandatos de 5 anos
Leia MaisEm meio a acusações de credores, Justiça do MT aceita pedido de recuperação judicial do grupo Safras
Leia MaisTribunal de Contas da Bahia contrariou área técnica ao aprovar gestão financeira de 2022 do petista
Leia MaisJustiça americana aprova plano da Gol para se reestruturar e pagar dívida
Leia MaisMoraes diz que há elementos suficientes para abrir ação penal contra militares acusados de golpe.
Leia MaisSTF desmonta, de novo, a tese golpista do poder moderador das Forças Armadas
Leia Mais