Nasce uma nova disputa
Já são muitos os cálculos feitos após Lula indicar Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal. Parlamentares – petistas e da base aliada - se movimentam para influenciar na escolha do nome do substituto.
A primeira discussão diz respeito à divisão ou não do Ministério da Justiça. A pasta será esvaziada e perderá peso caso Lula opte por criar um órgão só para cuidar da Segurança Pública.
Neste caso, restariam à Justiça só o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e a SAL (Secretária de Assuntos Legislativos).
Antes mesmo de ser indicado, Dino já havia dito a Lula que o ideal era não dividir o ministério e manter o seu aliado Ricardo Cappelli como ministro.
Mas o PT vê a chance de ganhar mais espaço no governo seja na Justiça e Segurança Pública ou no Planejamento, já que Simone Tebet passou a ser citada como opção para ocupar a vaga deixada por Dino.
Deputados petistas com quem o Bastidor conversou ainda tratam a possibilidade de Tebet ir para a Justiça como precipitada. Um deputado disse que pode ser um balão de ensaio, justamente para captar a reação dos interessados no posto.
O PT de São Paulo busca ter um dos seus nomes para os cargos que são alvos de disputa. Um deles é o de Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União, que foi cotado para a vaga no STF. O outro é de Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que, apesar do apoio a Lula, foi escanteado na formação do governo.
A definição ficará para a volta de Lula da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Dubai.
Policiais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia Mais