Mais Renan, menos Lira

Karen Couto
Publicada em 06/10/2024 às 22:22
Grupo do senador Renan Calheiros conquistou mais prefeituras que do adversário, Arthur Lira Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) levou a melhor na briga pelo controle das prefeituras em Alagoas contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), seu inimigo figadal. Das 102 cidades do estado, o MDB de Renan ficou com 65, enquanto o PP de Lira conquistou 27.

O MDB ainda apoiou as candidaturas do PSB, que elegeu dois prefeitos. Já o PP apoiou as do PL, que fez um. Os partidos ainda se uniram na disputa de outras 21 prefeituras, recebendo a benção de ambos os caciques.

Renan Calheiros saiu vitorioso em cidades importantes como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Delmiro Gouveia, todas com peso político e econômico no estado.

Apesar de ter ficado atrás no número de prefeituras, Lira venceu em Maceió: seu aliado João Henrique Caldas (PL), o JHC, foi reeleito com 83,25% dos votos. O candidato apoiado por Renan, Rafael Brito (MDB), teve apenas 12,74%.

Lira manteve Barra de São Miguel sob o comando do seu pai, Benedito de Lira, reeleito prefeito. Elegeu ainda dois primos, Pauline Pereira e Peu Pereira, em Campo Alegre e Teotônio Vilela.

A derrota mais marcante de Lira foi em Junqueiro, cidade natal de sua família. Leandro Silva (MDB), venceu Joãozinho Pereira, primo de Lira, ex-diretor da Codevasf em Alagoas.

O resultado deste domingo é fundamental para o futuro de Renan e de Lira, que disputarão o Senado 2026. Prefeitos serão importantes em suas campanhas.

Empréstimo no ar

24/03/2025 às 17:07

Gol anuncia que conseguiu negociar financiamento de bilionário, mas precisa de aval da Justiça

Leia Mais

Donos de fintechs com suspeita de ligação com o PCC são denunciados pelo Ministério Público de SP

Leia Mais

Kassio Nunes Marques pede vista e suspende julgamento que pode cassar a deputada bolsonarista

Leia Mais

Com apoio da Rússia, ex-presidente é reeleita presidente do Banco dos Brics, na China

Leia Mais

Oposição planeja explorar trechos do julgamento de Bolsonaro a fim de vitimizá-lo e bater no Supremo

Leia Mais

O mico de Dimon

23/03/2025 às 17:08

O CEO do JPMorgan enfrenta constrangimentos no julgamento por fraude de startup comprada pelo banco

Leia Mais

Zambelli a perigo

21/03/2025 às 15:58

STF tem três votos para condenar deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Leia Mais

Governo se compromete a pagar 61 bilhões em emendas este ano e acaba com atraso de três meses

Leia Mais

O divergente

21/03/2025 às 11:18

André Mendonça foi o único que aceitou os pedidos de impedimento de Moraes e Dino

Leia Mais

Em um ano, operadoras de planos de saúde aumentaram o lucro líquido em mais de 270%

Leia Mais

TJSP anula decisão favorável à Paper Excellence no caso Eldorado e ajuda a J&F

Leia Mais

Monza livre

20/03/2025 às 16:50

Gilmar Mendes argumenta falta de provas e tranca processo contra doleiro investigado na Lava Jato

Leia Mais

Moraes tem pedido a Cármen que reconsidere a ideia de não reconduzir Floriano Marques no TSE

Leia Mais

Pode virar briga

20/03/2025 às 11:52

Ordem sobre dados de Allan dos Santos cria risco de conflito de Alexandre de Moraes com X e Meta

Leia Mais

CNJ investiga concurso de delegação de cartórios por proximidade entre candidato e avaliador

Leia Mais