Mais Lira que bolsonarista
Deputados bolsonaristas cobram do líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ), uma postura mais firme contra o presidente da casa, Arthur Lira (PP) , que ameaça não cumprir um acordo que daria o comando da Comissão de Constituição e Justiça ao partido este ano.
À bancada, Altineu tem repetido que a indicação da deputada Carol de Toni (PL-SC) para o posto pode sofrer um revés na votação entre os membros da comissão para a escolha do presidente. O discurso é o mesmo usado por Lira, mas não convence os parlamentares mais ligados a Bolsonaro.
O acordo, que Lira agora resiste a cumprir, foi fechado quando ele disputava a reeleição para o cargo, em fevereiro do ano passado. O PT ficaria à frente da CCJ, com Rui Falcão em 2023, e na sequência assumiria o PL.
Mais próximo do governo do que no início do mandato de Lula, Lira pretende usar a presidência da CCJ, a mais importante da Câmara, para alavancar candidaturas de aliados. Uma possibilidade é ceder o posto a Elmar Nascimento (União Brasil-BA), seu preferido na sucessão.
A manobra fez a insatisfação da bancada bolsonarista com Lira. Os deputados esperavam uma reação do presidente da Câmara às investidas do Supremo Tribunal Federal contra parlamentares ligados a Bolsonaro. Lira não disse nada publicamente. A oposição articula uma reação com apoio de parlamentares da base governista.
A falta de firmeza de Altineu com Lira neste momento é o que tem mais irritado os bolsonaristas do PL. Em reuniões da bancada, Altineu só repete o que Lira usa como argumento para não cumprir o acordo.
“Ninguém vai votar diferente do que o Lira quer. O União Brasil, o PP e o PL são partidos que só fazem o que ele quer. Ele tem que garantir, pois foi o fiador do acordo”, disse um deputado sobre o presidente da Câmara. A bronca é que Altineu já foi cooptado por Lira, mesmo contra a vontade da bancada que ele representa.
Leia também:
O hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia MaisEmpresa de telefonia pede nova blindagem contra credores para duas subsidiárias
Leia MaisFalta de respostas claras sobre maior ataque hacker da história mina confiança no sistema bancário
Leia MaisJuízes contestam Fernando Haddad sobre responsabilidade pelo aumento dos gastos com o programa
Leia MaisPesquisa mostra ceticismo de deputados com anistia e reprovação à estratégia de Bolsonaro
Leia MaisAtaque ao sistema financeiro
PF investiga roubo digital sem precedentes por meio de invasão a empresas centrais do setor bancário
Leia MaisTRF1 suspende decisão que determinava a paralisação de exploração de madeira no Amapá
Leia MaisTCDF manda notificar Secretaria da Educação por baixa qualidade da comida nas escolas
Leia MaisAGU anuncia que Lula resolveu recorrer da decisão do Congresso de derrubar aumento de imposto
Leia MaisAneel permitiu que Enel reajuste tarifa em 13,47%, apesar de falhas no fornecimento no ano passado
Leia MaisViagem secreta sob suspeita
PF investiga ida de dois delegados federais da "PF paralela" para São Paulo após a eleição de 2022
Leia MaisDelegados da investigação da Polícia Federal sobre roubo de aposentados são deslocados
Leia MaisPF concede aposentadoria a Alessandro Moretti, delegado indiciado no inquérito da 'Abin paralela'
Leia Mais