Fez-se a luz nas emendas

Redação
Publicada em 26/02/2025 às 19:56
Dino homologou um plano de trabalho apresentado ontem pelo Congresso e pelo governo Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ministro Flávio Dino, do STF, liberou na tarde desta quarta-feira (26) o pagamento das emendas parlamentares que estavam travadas por sua ordem desde agosto. A decisão ainda será submetida ao plenário da Corte após o Carnaval.

Dino homologou um plano de trabalho apresentado ontem pelo Congresso e pelo governo Lula. No documento, há a promessa de aumentar a transparência em todo o processo das emendas até o pagamento, inclusive com os nomes dos parlamentares patrocinadores do gasto público.

Dino, contudo, impôs condições. As chamadas emendas pix devem ter um plano de trabalho apresentado e aprovado. As de comissão precisam estar registradas em atas de reuniões e com o autor devidamente identificado. Nada disso existe hoje e o Congresso resistia a ceder até a semana passada.

Cumpridos os requisitos, Dino diz que não “subsistem empecilhos para a execução das emendas”. Com o acordo, o ministro cancelou a reunião que aconteceria na quinta-feira (27), quando cobraria do governo e do Congresso a implantação de medidas que havia determinado.

Leia a íntegra da decisão:

Gilmar Mendes nega dois recursos do MP do Rio para voltar a investigar caso das rachadinhas

Leia Mais

O cerco a Broedel

27/02/2025 às 13:18

O ex-diretor financeiro do Itaú Alexsandro Broedel está na mira do MPF e da PF

Leia Mais

Edilene Lôbo pensa em vaga na corte superior militar por saber que não será reconduzida na eleitoral

Leia Mais

Justiça aceita pedido da diretoria e dá início ao processo de recuperação judicial do clube e da SAF

Leia Mais

Chama atenção o crescimento da desaprovação do governo Lula em estados do Nordeste em dois meses

Leia Mais

Lula deve nomear Carlos Brandão, do TRF1, para vaga da magistratura federal no STJ

Leia Mais

Endividado e em crise com investidor, Vasco pede recuperação judicial do clube e da SAF

Leia Mais

Lula confirma troca de Nísia Trindade na Saúde e reduz participação feminina na Esplanada.

Leia Mais

Marluce no STJ

25/02/2025 às 15:00

Após feriado, Lula deve nomear procuradora de Justiça de Alagoas para vaga no tribunal

Leia Mais

Mais dois bancos digitais são atingidos por operação sobre lavagem de dinheiro de facções

Leia Mais

Parecer dado por orientador de juiz da recuperação judicial incomoda defesa da Odebrecht

Leia Mais

Mantega livre

24/02/2025 às 18:53

Justiça do DF declara extinta a punibilidade do ex-ministro dos governos Lula e Dilma

Leia Mais

Petista, ex-Secom, quer cargo de colega petista no ministério do Desenvolvimento Agrário

Leia Mais

Fundo, que tem o banco como principal cliente, será o garantidor das obrigações da empreiteira

Leia Mais

Invertida na XP

22/02/2025 às 17:00

Justiça nega pedido para que MP investigue ex-funcionário que revelou pressão da corretora

Leia Mais