Desgaste para Marina
Como era previsível, o Ministério dos Transportes concluiu que a pavimentação da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), é viável ambiental e tecnicamente. A pasta divulgou que entregou um estudo sobre o tema nesta terça-feira (11) à Casa Civil de Lula.
Trata-se de uma derrota política para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e para o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, contrários à obra.
“Importante ressaltar que, historicamente, a ausência de pavimentação não garantiu a preservação ambiental e o respeito às comunidades tradicionais na região. Pelo contrário, a pouca acessibilidade e, consequentemente, menor presença do Estado, reforçam a criminalidade e o desmatamento”, diz o material produzido pelo ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho.
A estruturação da BR-319 está, junto com a exploração de petróleo na margem equatorial, entre os principais focos de Marina e Agostinho. Ambos enfrentam pressão de deputados e senadores para acelerar os processos de licença ambiental para os dois projetos.
O estudo foi comemorado principalmente por senadores da bancada do Amazonas. Os parlamentares não escondem a insatisfação crescente com Marina e Agostinho, que deixaram de atender telefonemas de congressistas interessados nos dois projetos.
Leia o estudo na íntegra aqui.
Laranjas no Pará
PF descobre saques e transações suspeitas em empresas de marido de Elcione Barbalho
Leia MaisTribunal de Contas de PE paralisa processo em que a Ambipar ganhou direito a explorar coleta na ilha
Leia MaisGonet propõe que privilégios só sejam pagos ao Ministério Público após decisão judicial
Leia MaisEduardo Siqueira, de Palmas, é preso em investigação sobre vazamento de informações do STJ
Leia MaisPF faz operação contra deputado e assessor por fraude com emendas em prefeituras do PT na Bahia
Leia MaisSupremo muda entendimento sobre o Marco Civil da Internet e aumenta responsabilidade de plataformas
Leia MaisPresidente do Senado não se esforçou para evitar a derrubada dos decretos que elevavam o IOF
Leia MaisApesar da resistência, Jair Bolsonaro anuncia que seu filho Carlos será candidato ao Senado por SC
Leia MaisDesembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo querem mudar plantões criminais da corte
Leia MaisDupla remuneração em xeque
Dirigentes da USP faturaram 1,7 milhão de reais da fundação que administravam
Leia MaisMinistro contraria expectativa e vota com Mendonça para manter como está o Marco Civil da Internet
Leia MaisEm dia catastrófico para o governo, Congresso derruba IOF, aprova mais deputados e desgasta Lula
Leia MaisWajngarten e Paulo Bueno vão depor à PF por abordagens a filha, esposa e mãe de Mauro Cid
Leia MaisIndiciado, corregedor da Abin pede à PGR que sua parte no inquérito seja arquivada
Leia MaisDino manda investigar pagamentos milionários a juízes e desembargadores de Rondônia
Leia Mais