Decifrar o Hamas
Embora a diplomacia brasileira evidencie sua preocupação com a proporção da resposta israelense à Gaza, o Brasil tenta entender com seus contatos próximos ao Hamas o que quer o grupo com o maior ataque terrorista já feito aos israelenses.
A análise de quem acompanha o conflito para o Itamaraty é que o ataque de sábado (7) contra Israel fugiu ao padrão do Hamas. Também porque o grupo sabe que o poderio militar dos israelenses é imbatível a partir da Faixa de Gaza e que a resposta sempre seria muito superior.
De modo geral, a análise feita por um diplomata brasileiro ao Bastidor é de que o Hamas ganha popularidade ao radicalizar o conflito. É por isso que sempre que se aproxima alguma negociação sobre a questão palestina, o grupo que controla Gaza lança ataques a Israel, num movimento para atrapalhar as conversas, sobretudo com a Autoridade Palestina na Cisjordânia.
A dança, como define o diplomata, favorecia o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que se fortalece internamente com o medo dos israelenses e com o estado constante de conflito; e o próprio Hamas, que aparece, para os palestinos, como o vingador pelo sofrimento impingido por Israel a Gaza.
No sábado, porém, o ataque foi muito grande. Uma desconfiança é de que o Hamas quer expandir seu território de controle para além de Gaza, ocupando outro território palestino, a Cisjordânia, hoje liderado pela Autoridade Palestina.
É uma desconfiança, porque se avalia que até a provável resposta desproporcional de Israel, com grande número de vítimas em Gaza, poderia se tornar propaganda para que os palestinos na Cisjordânia queiram uma saída radicalizada e rejeitar se sentar para conversar e fazer acordos com o ocidente, como defende a Autoridade Palestina.
De todo modo, o Brasil tentará sensibilizar o Conselho de Segurança da ONU para que se trace uma linha vermelha a partir da qual há o risco de haver consequências imprevisíveis.
Polícia investiga cooperativa do Espírito Santo que recebeu R$ 42 milhões desviados de ataque hacker
Leia MaisZanin devolve investigação de venda de sentenças no TJMT ao STJ, onde há servidores envolvidos
Leia MaisPoliciais fazem buscas contra deputado federal Junior Mano, do Ceará, por fraudes com emendas
Leia MaisJustiça mantém prisão temporária de funcionário que facilitou ataque hacker a sistema financeiro
Leia MaisEmpresa negocia dívida bilionária com União e, por conta disso, atrasa entrega de documentos à CVM
Leia Mais11 anos por terrorismo
Justiça condena homem que recrutava brasileiros para atuar pelo Estado Islâmico
Leia MaisTrump critica processo contra ex-presidente, em meio a ameaças econômicas contra membros dos Brics
Leia MaisO cozinheiro do roubo
Atual dono de fintech investigada pela Polícia Civil nunca teve relação com instituições financeiras
Leia MaisUma dezena de fintechs suspeitas
Polícia identifica novas intermediárias por onde passou dinheiro do maior roubo ao sistema bancário
Leia MaisMoraes suspende decretos de Lula e do Congresso sobre imposto e convoca conciliação para o dia 15
Leia MaisUma fintech suspeita
Polícia rastreia 270 milhões de reais do roubo aos bancos a contas na Soffy Soluções de Pagamento
Leia MaisO roubo de 3 bilhões de reais
Polícia Civil estima que invasão hacker a bancos resultou no maior assalto já registrado no país
Leia MaisO hacker caiu
Polícia Civil de São Paulo prende autor do roubo bilionário às contas reservas do Banco Central
Leia MaisA ofensiva petista nas redes
Partido coloca no ar campanha com o mote pobres x ricos para expor o Congresso e a direita
Leia MaisGoverno propõe ressarcir aposentados roubados se puder fazer isso com dinheiro de fora do orçamento
Leia Mais